O Google Maps recebeu nesta semana duas importantes atualizações com novas funções para o aplicativo. Além de uma função de ativar notificações de entrada e saída para o compartilhamento de localização, o app está trazendo também uma nova visualização 3D fotorrealista de locais famosos e rotas mais detalhadas para quem anda de bicicleta.
O Google chama o primeiro novo recurso de "visão aérea". É uma recriação em computação gráfica de locais turísticos ou pitorescos do Maps, com a intenção de oferecer uma visualização em 3D para o usuário e uma "sensação" do lugar. Segundo a empresa, a ideia é ajudar a planejar roteiros durante uma viagem, por exemplo. A Google informa que quase 100 pontos em cidades como Barcelona, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio receberão a novidade.
Visualização 3D fotorrealista de locais famosos no mundo. Fonte das imagens: Google
Rotas detalhadas de bike
A segunda novidade não é um recurso inédito, mas uma expansão de algo que o Google Maps já fazia. O aplicativo vai passar a oferecer rotas mais detalhadas de bike para os ciclistas, atentando a informações relevantes para quem pedala nos locais onde a atualização estiver disponível. O app vai informar, por exemplo, as rotas com mais ciclovias, avisar os caminhos que têm muitos morros ou se eles são muito íngremes, e ainda o tráfego de carros.
Recurso de rotas de bike detalhadas. Fonte da imagem: Google
A visão aérea 3D já começou a ser distribuída, e as rotas detalhadas de bicicleta começam a chegar às lojas virtuais "nas próximas semanas", segundo o Google.
Leia também:
Google vai mostrar rotas menos poluídas e rotas leves para ciclistas
Google começa a testar carros autônomos em São Francisco (EUA)
Carros autônomos buscam ocupar o lugar do transporte público
Projeto rastreia calçadas para criar mapas de acessibilidade
Motoristas criam apps para definir suas próprias taxas