A empresa CRRC Changchun revelou uma maquete em escala real dos 30 trens autônomos que fornecerá para a operação na Linha 1 do metrô de Bogotá. As composições de seis carros terão 145 m de comprimento e 2,9 m de largura e poderão transportar até 1.800 passageiros.
A Linha 1 está sendo construída pelo consórcio chinês APCA Transmimetro, sob um contrato de concessão de construção (oito anos) e operação (20 anos) com a Empresa Metro de Bogotá. A linha de 23,8 km, que vai de norte a sul da Carrera 94 até a Calle 72, deve ser inaugurada em 2028, com trens circulando a cada 140 segundos e capacidade máxima de 72.000 passageiros por hora.
Apresentação da maquete do metrô de Bogotá, com funcionários da fábrica CRRC Changchun. Foto: Railway Gazette
Na maquete em escala 1:1, foto do interior de uma composição do metrô na Colômbia. Foto: Railway Gazette
Extensão da linha
A construção do metrô passou a ser uma das prioridades dos governantes locais à medida em que o BRT Transmilenio se mostrou incapaz de atender à demanda de viagens da capital colombiana.
Além disso, no início deste ano, o órgão de planejamento de infraestrutura FDN assinou uma concessão para estudos de uma extensão da Linha 1, com via elevada e 3 km de extensão. As empresas Systra e a Ingetec analisarão as opções para o projeto do trecho elevado e para as duas ou três estações propostas. Espera-se que esse ramal entre em operação ao mesmo tempo que o restante da linha, em 2028.
Proposta de estação para a extensão da Linha 1 do metrô de Bogotá. Imagem: Railway Gazette
Leia também:
Transmilenio cria linha operada só por mulheres
Com BRT saturado, Bogotá avança obras do metrô
Bogotá anuncia seu programa de bicicletas compartilhadas
Transmilenio de Bogotá adquire mais 1002 ônibus elétricos
Metrô de Quito escolhe a empresa que fará a operação do sistema