Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo está retomando a operação de seu sistema de bicicletas compartilhadas, agora com nova tecnologia, integrada ao transporte público do município.
O sistema Integrabike é gratuito para a população local e integrado com a rede de transporte coletivo da cidade, desta vez mais moderno e com uma série de inovações em relação ao modelo anterior e contará com 15 estações e 210 bicicletas, 45 delas para o uso de crianças. Por enquanto, somente quatro estações entraram em operação, mas a Prefeitura espera instalar as outras onze estações até agosto.
As novas bicicletas contam como design ergonômico e durável, câmbio manual, tecnologia de empréstimo e devolução, sistema antifurto, além de defletores de sinalização noturna e sistema de iluminação com LED. Elas podem ser emprestadas aos usuários no período das 5h às 22h59, sendo que, para devolução, a operacionalização é ininterrupta, ou seja, 24 horas por dia. O tempo de utilização é de até uma hora. A tecnologia e operação estão a cargo da empresa Mobhis Automação Urbana, que já atua em várias empresas, condomínios e cidades do Paraná. Ela venceu a licitação realizada pela Prefeitura e assumirá o serviço em Sorocaba durante 30 meses, a um custo de R$ 3,4 milhões.
Cadastro e aplicativo
Para ter acesso ao serviço as pessoas devem ter o cartão do transporte coletivo urbano, que pode ser solicitado nas unidades da Casa do Cidadão, em horário comercial, ou nos terminais Santo Antônio, São Paulo, Vitória Régia e São Bento, todos os dias, das 5h à meia-noite. Para validar e retirar o cartão, é necessário carregá-lo com o valor equivalente a duas passagens de ônibus, ou seja, R$ 8,80.
Depois, é preciso fazer o cadastramento no Integrabike, que já está disponível pelo site https://integrabike@mobhis.com.br. Basta assinar o termo de adesão, uso e responsabilidade, concordando com os direitos e deveres do usuário do novo sistema. Em caso de dúvida, o contato com a operadora poder ser feito diretamente pelo whatsapp: (15) 3326-7568 ou via redes sociais: @integra.bike. Menores de 18 anos também podem usar as bicicletas desde que constem no cadastro dos seus responsáveis e estes efetuem a retirada das bicicletas em uma das estações.
O novo sistema de bicicletas compartilhadas também disponibiliza um aplicativo de serviços (Integrabike Sorocaba), mais funcional e intuitivo. Ele pode ser baixado gratuitamente, tanto para uso em sistema Android, como iOS. Pelo site ou aplicativo, o usuário cadastrado tem acesso a informações, como: localização das estações, consulta do tempo de jornada com a bicicleta, disponibilidade de bicicletas em cada estação, vagas para devolução das bicicletas nas estações, entre outras.
Veja mais fotos:
Leia também:
Bike compartilhada pode trazer economia mensal de até 90% em transporte
Terminal de BRT em Sorocaba recebe cobertura de painéis solares
Projeto do VLT de Sorocaba (SP) recebe prêmio na Espanha
Rede C40 e Prefeitura lançam concurso de ideias para 4 áreas em SP