A Prefeitura de Belo Horizonte concluiu as obras de reforma da ciclovia da Orla da Pampulha, no trecho de 7,1 km de extensão, que fica entre a Rua Garopas e o Clube Belo Horizonte. A ciclovia e a pista de caminhada já estão liberadas para quem quiser pedalar, caminhar, passear, se distrair e apreciar a vista.
Vista da ciclovia da Pampulha e do paisagismo na orla, revitalizados. Imagem: Reprodução de vídeo da PBH
O Projeto Cicloviário Orla da Lagoa da Pampulha passou por licitação e recebeu contribuições da comunidade. O projeto de reforma foi anunciado primeiramente em 2019, e as obras desse trecho, agora finalizadas, foram iniciadas em agosto de 2021.
A reestruturação desse trecho contou com a elevação da pista de bicicletas para o nível da calçada, ampliação da largura da ciclovia para 2,5 metros – compatível com ciclovias bidirecionais e com grande fluxo de ciclistas – a instalação de separação física da pista de caminhada por jardins e adequações geométricas.
O projeto também contemplou a execução de travessias de pedestres elevadas em todas as interseções da pista de tráfego dos veículos, com o objetivo de proporcionar conforto e segurança aos pedestres, sobretudo os com mobilidade reduzida, a readequação de toda a micro drenagem e novas sinalizações de placas e pintura no solo.
Faixa elevada para travessia de pedestres, na orla da Pampulha. Foto: Divulgação/ PBH
De acordo com Eveline Trevisan, coordenadora de Sustentabilidade e Meio Ambiente da BHTrans, com a inserção das travessias elevadas para os pedestres e redutores de velocidade, haverá mais segurança para quem pedala ou caminha. “A orla da Pampulha é muito demandada por pedestres e turistas, que são pessoas que poderão fazer seus deslocamentos de forma mais devagar e as travessias vão contribuir muito para a segurança de todos”, explicou.
Com as obras, toda a ciclovia da Orla da Pampulha, numa extensão total de 18 km, está no nível da calçada e oferece mais segurança e conforto para os ciclistas. Além da ciclovia da Pampulha, Belo Horizonte conta, atualmente, com 105 km de ciclovias. Outros 74 km de projetos executivos já estão aptos para serem implantados e vão fazer a ligação com trechos já implementados, além de alimentar a rede de transporte público, ampliando a integração entre os modais ônibus e bicicleta.
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