É a primeira vez que o Bicicultura, evento nacional de mobilidade que celebra o uso da bicicleta nas cidades brasileiras, é realizado na região norte do país, na cidade de Belém (PA).
O evento teve início nesta quinta-feira (7) e prossegue até domingo (10). E para esta edição de 2022, o tema escolhido foi “Pedalar é preciso. Amazônia, necessária!”.
O Bicicultura 2022 é uma realização do Coletivo ParáCiclo e da União de Ciclistas do Brasil (UCB), com patrocínio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Tembici, Pátio Belém e Semob, além da Fundação Cultural do Pará e da Fundação Cultura do Município de Belém (Fumbel).
Programação
A programação do Bicicultura é bem variada, e inclui entre outras atrações, palestras, shows e oficinas, além de atividades para crianças. Todas as atrações são gratuitas, mas para participar é necessário fazer inscrição (clique aqui).
A coordenadora do evento do Coletivo ParáCiclo, Daniele Queiroz, falou sobre o que esperar deste acontecimento: “Belém receberá pessoas de todo país, representantes de entidades renomadas no debate da mobilidade ativa, e para que seja um evento acessível a todos os interessados, as atividades do projeto são gratuitas e de livre acesso da população em geral”, explicou.
Biciculturinha
O espaço dedicado às crianças, que contará com leitura de livros infantis, desenhos, pinturas e brincadeiras, também dará voz aos pequenos no debate sobre decisões urbanísticas: “Muito se fala sobre a importância das crianças no planejamento das cidades. Por isso garantimos que a programação também fosse interessante para elas”, explicou a coordenadora geral do ParáCiclo, Rejane Cruz.
Para fechar as atrações culturais do Bicicultura, haverá no domingo (10), com início às 9h, um "Cortejo Histórico Ciclocênico", com o historiador e secretário da Fumbel, Michel Pinho.
A programação completa do Bicicultura 2022 pode ser conferida clicando aqui.
Leia também:
Em julho, Belém recebe o Bicicultura 2022
Festival Bicicultura 2022
Vai começar o Bicicultura 2021
Vem aí o Bicicultura 2019, em Maringá!
Niterói, única cidade brasileira convidada ao Velo-City 2022
Todo dia é dia de bicicleta