De 19 a 31 de julho, o CCBB Brasília recebe o Cine Bike – Festival Internacional de Cinema e Mobilidade Urbana, com filmes que incentivam a reflexão sobre sustentabilidade e mobilidade urbana. A bicicleta é a grande protagonista, dentro e fora da tela. Cine Bike conta com o patrocínio do Banco do Brasil. Todas as atividades têm entrada franca.
A Rainha Bicicleta, documentário de 2013 do diretor Laurent Védrine. Foto: Divulgação
Com exibições de filmes ao ar livre e no cinema, exibições virtuais, oficinas, debates, passeio ciclístico e várias atividades educativas, a ideia do Cine Bike é propor a reflexão e a tomada de consciência ambiental em nome da sustentabilidade, investindo na educação, na informação e no divertimento.
A abertura do festival acontece às 19h de domingo, 19 de julho, com a exibição de O garoto e a bicicleta, primeiro filme dirigido por Ridley Scott (1965), e da produção portuguesa A alma de um ciclista (2021), dirigida por Nuno Tavares.
O Garoto da Bicicleta, filme belga dirigido por Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Foto: Divulgação
Inéditos e clássicos
Ao longo de duas semanas, serão exibidos filmes inéditos sobre mobilidade urbana realizados por diretores independentes de várias partes do mundo, clássicos do cinema que têm a bicicleta como um elemento relevante da narrativa, ficções, animações e títulos especialmente selecionados para o público infantil.
O festival conta ainda com: passeio ciclístico, apoiado pelo Detran-DF; palestras com nomes de ponta do pensamento sobre mobilidade urbana no Brasil e em Brasília; oficinas de manutenção básica para pequenos consertos de bicicletas; atividades educativas para crianças (como aprender a andar de bicicleta, por exemplo); lançamento de livro; área para food-bikes; painel de debates, entre várias outras atrações.
Um grande evento de cinema, mas também um fórum internacional de discussão, tendo à frente a bicicleta, dentro e fora da tela. A curadoria é do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi.
Velotopia, comédia de 2012, dirigida por Erik Fretel. Foto: Divulgação
Confira aqui a programação completa.
Leia também:
Pedal e futebol: a bicicleta do seu time já existe
Todo dia é dia de bicicleta
Em ciclovias, pegue leve no pedal (ou no acelerador)
Em julho, Belém recebe o Bicicultura 2022
Estudo mostra os desafios e medos de quem trabalha com a bicicleta