Sidney, na Austrália, amplia área livre de carros

Prefeitura, governo estadual e federal investiram 43 milhões de dólares australianos para criar a nova área, uma ampliação de 9 mil m2 ao longo de uma linha de VLT

Notícias
 

Fonte: City of Sydney (Prefeitura de Sidney)  |  Autor: City of Sydney (Prefeitura de Sidney)  |  Postado em: 05 de julho de 2022

Na George Street, só pessoas e uma linha de VLT ci

Na George Street, só pessoas e uma linha de VLT circulam

créditos: City of Sydney


A prefeitura de Sidney, na Austrália, concluiu um projeto de 43,5 milhões de dólares australianos para criar uma nova área sem carros no centro da cidade. São mais de 9.000 m² de espaço adicional para que as pessoas possam circular a pé ou com bicicletas, incluindo as crianças, que agora podem usar a área para brincar.


O novo boulevard para pedestres segue a trajetória dos trilhos de metrô leve (VLT), que percorrem toda a extensão da [rua] George Street. O projeto para criação do trecho livre de carros recebeu mais de 1,1 milhão do governo estadual e 7 milhões do governo federal.


O prefeito Clover Moore disse que a cidade tem uma “visão de longa data” para uma George Street totalmente para pedestres: "O relatório de Jan Gehl sobre espaços públicos sugeriu no local três praças urbanas em Circular Quay, Town Hall e Railway Square, todas ligadas por um trilho leve e uma avenida de pedestres”, detalhou.


A cidade de Sydney desenvolveu ainda mais a ideia do arquiteto e consultor de design urbano Gehl como parte do Sustainable Sydney 2030. Em 2013, quando o governo de NSW concordou com o projeto do metrô leve, um projeto conceitual para a George Street foi adotado como parte dos US $ 220 milhões da cidade de Sydney contribuição para o projeto.


“À medida que atraímos as pessoas de volta a nossa cidade após os bloqueios da covid-19, as pessoas agora podem se mover mais livremente da Hunter Street, no norte, até Rawson Place, no sul”, afirmou Moore.


O ministro de infraestrutura, cidades e transporte ativo, Rob Stokes, disse que as ruas de Sydney estão sendo recuperadas como lugares para as pessoas. “Com Sydney movimentando novamente, as pessoas estão adotando as mudanças que fizemos durante a pandemia e continuaremos procurando maneiras de melhorar a experiência de todos que visitam nossa cidade”, declarou.

 

 
Conheça o projeto que resultou nos novos espaços. Foto: City of Sydney

 


Leia também:

Florianópolis e o desafio de tirar carros das ruas
A disputa pela rua: o início da era do carro na cidade americana
Alemanha pode criar maior área urbana livre de carros do mundo
Moradores de Diadema (SP) querem uma cidade com menos carros
A mais bela rua do Recife agora é exclusiva para pedestres

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário