Uma faixa de asfalto fresado na avenida Santos Dumont, já na entrada de Santana, zona norte de São Paulo, revela o início da implantação de uma ciclovia naquela via, que faz parte do Corredor Norte-Sul da capital paulista. As obras contornam a praça Campo de Bagatelle e entram na praça Heróis da FEB, completando a conexão do centro da cidade com os bairros da região.
A inserção desse trecho cicloviário promete resolver o dilema das pessoas que cruzavam o rio Tietê sobre uma ciclovia instalada ainda em 2016, mas que não tinha continuidade no lado norte, obrigando os ciclistas a optarem entre enfrentar o trânsito pesado e intenso ou circular sobre a calçada, compartilhando espaço com os pedestres.
A informação sobre a construção foi confirmada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET/SP). Segundo nota enviada pela gestão municipal, a CET/SP "está implantando o trecho de ciclovia na Santos Dumont entre a Ponte das Bandeiras e a rua Paineiras do Campo, conforme previsto no Manual de Sinalização Urbana volume 13 – Espaço Cicloviário."
Entrada da avenida na praça: carros chegam em velocidades bem altas. Foto: Mobilize Brasil
De acordo com o texto da CET/SP, "o projeto atende a todas as normas previstas, com a implantação de sinalização horizontal que, além da pintura de solo, inclui segregadores do tipo tachões e tachas refletivas e sinalização vertical de regulamentação. Está prevista ainda a construção de duas lombofaixas, uma no cruzamento com a rua Paineiras do Campo e outra no cruzamento da rua Santa Eulália, que devem contribuir para reduzir a velocidade dos veículos".
Uma praça inacessível
A praça Campo de Bagatelle lembra o local onde Alberto Santos Dumont realizou os testes públicos com o famoso avião 14 Bis. E abriga em seu centro uma réplica da aeronave. A praça está localizada próxima ao Campo de Marte, primeiro aeroporto de São Paulo, e também nas proximidades do Terminal Rodoviário Tietê e de vários centros de eventos,como o Parque Anhembi, Sambódromo e Expo Center Norte. Mas, curiosamente, é uma praça inacessível em razão do tráfego intenso e ininterrupto que passa pela rotatória.
Mapa da região da nova ciclovia. Imagem Reprodução Google
Segundo a Companhia, a av. Santos Dumont é uma via arterial com velocidade regulamentada de 50 km/h, mas a sensação de quem pedala ou caminha por ali é de que os veículos chegam à praça com velocidades bem superiores à indicada. A fresagem no asfalto indica que a nova ciclofaixa será colocada no lado direito da pista, bem próxima à faixa de ônibus, com interrupções nos pontos de parada dos coletivos.
Entre 2018 e o início de 2022, esse trecho da avenida Santos Dumont foi parcialmente interrompido por uma grande obra de saneamento, o que gerou um certo "acalmamento do trânsito" antes da entrada na Campo de Bagatelle.
Leia também:
O efeito inesperado de uma obra: tráfego mais calmo
Prefeitura de SP confirma: cidade terá 1.000 km de ciclovias em 2024
S.Paulo vai construir 1.000 km de calçadas