Salvador Vai de Bike abre bicicletário na Cidade Baixa

Situado no Largo da Ribeira, equipamento é gratuito e permite guardar bicicletas por até 24h. Junto, funcionará uma estação de empréstimo das bikes "azulzinhas"

Notícias
 

Fonte: News BA  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 22 de junho de 2022

Novo bicicletário na Ribeira (Península Itapagipan

Novo bicicletário na Ribeira (Península Itapagipana)

créditos: Betto Jr/ Secom-PMS

A Prefeitura da capital baiana, por meio do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB), inaugurou nesta quarta-feira (22) um novo bicicletário, moderno e gratuito, no bairro da Ribeira, na Cidade Baixa. No equipamento, os ciclistas da capital baiana poderão guardar suas bicicletas por até 24h. 

 

Segundo a Prefeitura, o novo bicicletário foi implantado de forma estratégica, ao lado do Terminal Marítimo Plataforma/Ribeira e próximo ao fim de linha do transporte coletivo, auxiliando os cidadãos que utilizam barco, ônibus ou mesmo deixam o veículo no local, para se deslocar melhor e de forma mais saudável pelas ruas dos bairros da Península Itapagipana. A ação está sendo incrementada com o Turisbike, uma ação voltada ao turismo na região por meio do uso das bicicletas, que ajudará o visitante a conhecer toda a orla requalificada daquela região.

 

Situado no Largo da Ribeira, o espaço funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, e possui também uma seção de bikes para empréstimo. As “azulzinhas” poderão ser utilizadas sem custo, apenas por pessoas que residem na região de Itapagipe para tarefas laborais. Nesse caso, o usuário interessado deverá fazer um cadastro no local e indicar se vai utilizar a bike para fazer entregas de mercadorias, por exemplo, ou para deslocamento ao local de trabalho.

 

“Com base no perfil que será traçado, vamos determinar o tempo de uso dessas bicicletas para o interessado, o que poderá ser uma vez por semana, todos dias, um turno. A ideia é que haja um rodízio”, explica a coordenadora do MSVB, Liana Oliva.

 

Já aqueles que se interessarem em pedalar pela região, seja para lazer ou turismo, poderão alugar as bicicletas da Turisbike. O período máximo de empréstimo é de até quatro semanas. A intenção é de que a iniciativa também fortaleça o turismo na Península Itapagipana.

 

Cadastro

O bicicletário da Ribeira conta com profissionais responsáveis pelo manuseio das bicicletas e atendimento ao público. O cadastro deve ser feito com a apresentação de documento oficial com foto, número do CPF, comprovante de residência e estar presente com a bicicleta no ato. Cada usuário cadastrado pode guardar até três bicicletas.

 

Leia também:
Salvador, a cidade dos elevadores, busca hoje o transporte sobre pneus
Em Salvador, ciclismo cresceu 61% durante a pandemia, revela pesquisa
Elevador do Taboão, em Salvador, é reativado seis décadas depois
Projeto para dar segurança aos ciclistas é lançado em Salvador

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário