A empresa Mokwheel, que produz "bicicletas elétricas inteligentes", desenvolveu-se a partir de um dos berços de inovação nos Estados Unidos, a Califórnia. Sua mais nova criação é a Basalt e-bike, a primeira fusão de bicicleta elétrica e estação de energia do mundo, que permite carregar eletrodomésticos e aparelhos portáteis, garante a fabricante.
A bicicleta, estilo aventura, vem equipada com rodas de aro 26, freios hidráulicos, pneus para uso em terrenos enlameados ou rochosos, possui um garfo hidráulico de 110 mm, e tudo isso integrado a um quadro de alumínio capaz de carregar 181 kg. Conta com um motor de 750W que produz 8,6 kgfm de torque e alcança a velocidade máxima de 45 km/h. As baterias de 960Wh da Samsung/LG são capazes de 136 km de autonomia com um carregamento e o nível da bateria e outras informações importantes são informados em um monitor LED.
Só pela autonomia e motor elétrico, a Basalt já é uma e-bike competitiva, mas seu diferencial é um inversor com capacidade de carregamento solar, que transforma a bicicleta em uma estação de energia elétrica.
Esse inversor permite carregar equipamentos como celular, câmeras fotográficas, notebooks e até mesmo panelas elétricas. O equipamento fornece até 1000W de energia e possui saída USB-C 12v, e doméstica AC, além de compatibilidade com painéis solares de 18 a 48 volts.
Atualmente a Basalt poderá ser adquirida através da plataforma de financiamento coletivo Indigogo e, segundo o site oficial, o preço ficará abaixo dos US$ 2.000, ou R$10.350 em conversão simples.
Leia também:
Uma bike elétrica em um "clip"
Em ciclovias, pegue leve no pedal (ou no acelerador)
Mobylette, a famosa bicicleta da Caloi, é relançada com motor elétrico
Designer cria bicicleta com aduelas de barris
Um triciclo elétrico para entregas. E fabricado no Brasil