Metrô de Paris usou "terra congelada" em nova expansão

Aplicação de nitrogênio líquido em área úmida do subsolo permitiu a escavação de uma nova extensão de 2 km na Linha 12, inaugurada no final de maio passado

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Fonte: Railway Gazette  |  Autor: Railway Gazette  |  Postado em: 09 de junho de 2022

Solo congelado com nitrogênio para driblar a umida

Solo congelado com nitrogênio para driblar a umidade

créditos: Île-de-France Mobilités

Uma técnica incomum, com nitrogênio líquido, foi usada durante a construção de uma extensão da linha 12 do metrô de Paris - de Auberviliers Front Populaire a Aimé Césaire e Mairie d'Auberviliers -, inaugurada em 31 de maio.


A linha passa por um solo arenoso e úmido, com lençol freático raso, a apenas 4 metros abaixo da superfície. Assim, a empreiteira Vinci utilizou nitrogênio líquido para congelar os "tímpanos" das estações (elemento construtivo que faz a junção entre o túnel e as plataformas, sujeitos à infiltração de água) para obter um escudo de terra congelada de 1,8 m de espessura, de maneira a reforçar a resistência mecânica e impermeabilidade do solo molhado durante a obra.

 

A obra, com 2 km de comprimento, custou cerca de 245 milhões de euros (quase 1,3 bilhão de reais) e foi financiada pelo governo nacional (91%) e pelo departamento de Seine-Saint-Denis.

 

A extensão deverá transportar 40 mil passageiros/dia. Os trens chegam a 70 km/h, dando um tempo de viagem de 5 minutos de Mairie d'Auberviliers para Porte de la Chapelle e 20 minutos de Paris-Saint-Lazare. O intervalo mínimo entre trens é de 2 min 10 s, com trens atualmente conduzidos manualmente. Uma operação automatizada está sendo  planejada para entrar em operação até o final de 2022.

 

Extensão da Linha 12 foi inaugurada em 31 de maio Foto: Railway Gazette

 

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