O barco elétrico voador P-8 Voyager, com pegada "zero-cabono" e fabricado pela sueca Candela, foi apresentado no final de maio na cidade italiana de Veneza.
Guiado remotamente, o barco é dotado de "asas subaquáticas", projetadas para reduzir em 80% o consumo de energia em comparação com as lanchas tradicionais a combustão.
O objetivo da empresa foi justamente desenvolver um barco elétrico que tivesse praticamente impacto negativo nenhum no meio ambiente, declarou o CEO de embarcações comerciais da Candela, Erik Eklund.
Barco desliza sobre as águas
Ele explicou que, nas lanchas convencionais, o casco cria turbulências na água, e essas ondas corroem os costados, podendo danificar ecossistemas sensíveis como os recifes de corais. Outros problemas são derramamentos de óleo, emissões e poluição sonora.
Já no P-8 Voyager, garante Eklund, a água que o barco levanta no seu deslocamento chega à altura de apenas 5 cm, graças à eficiência de seus hidrofólios.
Segundo relatórios da Candela, o P-8 foi projetado para deslizar acima da fricção da água e consome apenas cerca de 25kW de seu motor Candela C-Pod, ao alcançar a velocidade de 20 nós. A fabricante diz ainda que, por não precisar desacelerar para vencer as ondas, o alcance de velocidade do P-8 Voyager também é maior do que o obtido em outras lanchas elétricas.
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