Folha de S.Paulo avalia a mobilidade no país

Levantamento do Lab 99 tenta mostrar como está a mobilidade urbana nas capitais. Estudo Mobilize 2022 está abordando o mesmo tema, mas também com o olhar do usuário

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Fonte: Folha de S.Paulo/Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 31 de maio de 2022

Passageiros tentam embarcar em ônibus no terminal

Passageiros tentam embarcar em ônibus, em Fortaleza (CE)

créditos: Rubens Cavallari/Folhapress


O jornal Folha de S.Paulo começou a publicar hoje (31) uma série de reportagens e indicadores sobre mobilidade urbana nas capitais brasileiras. A publicação é resultado de uma formação de jovens no Lab99, ação entre o jornal e  a empresa de aplicativos 99.


Um dos resultados desse esforço é o chamado "Índice Folha de Mobilidade Urbana", um trabalho com dados para medir a quantas anda a gestão da mobilidade nas capitais brasileiras, analisando indicadores como a oferta de vias para pedestres, as emissões de gases de efeito estufa, as taxas de congestionamento, a oferta de ciclovias, a qualidade e a eficiência do transporte público, além dos índices de sinistros de trânsito em cada cidade.


A base desse levantamento foi uma tese de doutorado apresentada por Marcela da Silva Costa, em 2008, à Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, que levou à criação do Índice de Mobilidade Urbana Sustentável (Imus). O indicador da Folha de S.Paulo foi desenvolvido com os alunos do Lab 99 ao longo de quase um ano, sob a coordenação do professor Antônio Nélson Rodrigues da Silva, também da USP São Carlos.

 

 

Infográfico divulgado pela Folha de S. Paulo

 


Estudo Mobilize 2022
A app 99 também é uma das patrocinadoras do Estudo Mobilize 2022, uma análise sobre os dados fornecidos pela prefeituras e demais autoridades em cada cidade, além de uma avaliação prática, nas ruas, das condições reais de mobilidade nas 27 capitais do país.


Para essa atividade, o Mobilize Brasil selecionou parceiros - entre estudantes, professores e profissionais formados - em todas as cidades e está realizando uma série de entrevistas com secretários, diretores de empresas de transportes e outros gestores públicos, além de ouvir os parceiros locais, que falam sobre suas percepções ao circular pelas cidades.

 

Desta forma, além dos dados oficiais, o estudo trará também avaliações de moradores sobre a qualidade das calçadas, a eficiência e conforto nos transportes coletivos, oferta de arborização nas ruas, acessibilidade urbana e vários outros itens, medidos no ir e vir cotidiano. 


O Estudo Mobilize 2022 é coordenado pela arquiteta e urbanista Marilia Hildebrand e conta com a colaboração pontual de especialistas de outras organizações especializadas em mobilidade urbana(1), além do apoio técnico de especialistas em engenharia de dados da EY (Ernst & Young) e da Able On. O trabalho é patrocinado pelo Itaú Unibanco, Instituto Clima e Sociedade, e Iosan, além da 99. Os resultados finais devem ser publicados em agosto próximo, mas uma parte das informações sobre os avanços e desafios nas várias capitais do Brasil  já pode ser vista em reportagens especiais publicadas na lista abaixo.

 

(1) Erramos: texto alterado em 6/5/2022 às 12h15. A versão original citava as organização ITDP Brasil e WRI Brasil como colaboradoras na elaboração do Estudo Mobilize 2022. Na verdade, o Mobilize Brasil  manteve reuniões on-line com representantes de ambas as organizações no sentido de evitar redundâncias com trabalhos realizados anteriormente. A citação nesta matéria procurava dar o crédito à valiosa colaboração desses especialistas na estruturação da pesquisa. Os créditos devidos serão atribuídos no relatório do Estudo, a ser publicado em agosto.


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