O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) anunciou ontem (24) o início do programa Luz na Faixa, que prevê a instalação de iluminação dirigida em todas as 4.200 faixas de pedestre do Distrito Federal. Conforme o texto de divulgação do GDF, "a iluminação irá garantir maior visibilidade para os pedestres, mesmo nas calçadas e áreas próximas à faixa, fazendo com que a percepção pelos condutores seja imediata".
O projeto é resultado de uma parceria firmada entre o Detran-DF e a CEB Holding, a Companhia Energética de Brasília. O custo de implantação é de R$ 6,6 milhões e tem prazo de execução de nove meses, com possibilidade de antecipação. O programa vai começar iluminando 759 faixas do Plano Piloto (425) e Ceilândia (334), escolhidas por serem as regiões administrativas que possuem o maior número de faixas de pedestres entre todas do DF.
O programa consiste na instalação de um poste de iluminação com 5 m de altura, contendo uma luminária em LED de 120W, para as vias com até duas faixas de rolamento. Nas vias com mais de duas faixas de rolamento, serão instalados dois postes de 5 m, sendo um em cada lado da via.
Leia também:
Brasília em busca de uma nova utopia
Brasília e a aposta no rodoviarismo: o caso da Estrada Parque
Respeito na faixa, um patrimônio de Brasília