Se você mora em uma grande cidade brasileira já deve ter percebido (seria impossível não perceber) que alguns caminhões, ônibus e motos emitem muito ruído, frequentemente muito acima do aceitável pela legislação de saúde.
No entanto, em alguns países, onde os veículos elétricos já chegaram às ruas, há um temor de que a falta do tradicional ronco dos motores possa surpreender pedestres e ciclistas e gerar situações perigosas no trânsito. Nesses países, as autoridades estão adotando sons artificiais para que os veículos elétricos sejam notados pelas pessoas. Na União Europeia, desde julho de 2019, os novos veículos elétricos, híbridos e de células de combustível são equipados com um sinal acústico de série. A ideia é proteger pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência. Regulamentos semelhantes estão sendo aplicados nos EUA e na China.
O sistema funciona em velocidades baixas, simulando um ruído que aumenta de intensidade à medida que a velocidade aumenta. Em velocidades acima de 20 km, o som é silenciado, pois o ruído gerado pelo atrito dos pneus na pista já é suficiente para alertar as pessoas.O caso mais recente vem da Alemanha, que realizou um concurso de ideias sonoras, quase musicais, para a sonorização dos "e-buses".
Parece ótimo, mas algumas pessoas acham que esse caminho poderá levar a uma cacofonia irritante quando os sons de todos os veículos estiverem soando nas grandes avenidas.
PARTICIPE DA ENQUETE:
Para opinar, acesse o instagram do portal mobilize
Você acha que o som ou o barulho são importantes para a segurança do trânsito?
# Sim. O ronco dos motores funciona como um alerta para todos que estão nas ruas.
# Não. As cidades já têm muito barulho. Com a chegada dos elétricos (carros, ônibus, caminhões e motos), o ideal seria uma campanha de esclarecimento.
# Todos os veículos (carros, ônibus, bicicletas) deveriam ter uma "trilha sonora" que permita sua rápida identificação
# O silêncio é saudável. O melhor é educar as pessoas e evitar qualquer ronco ou som.
Leia também:
Ouça o som dos novos ônibus elétricos da Alemanha
A brasileira Eletra vai produzir 1.800 ônibus elétricos por ano
Ciclomotores elétricos nas ciclovias: pode ou não pode?
BYD vai lançar no Brasil carro elétrico para motoristas de aplicativo