Sabe aquele ruído infernal emitido por alguns ônibus? Como você sabe, uma das vantagens dos ônibus elétricos é o seu baixo nível de ruído, um fator importante para a qualidade de vida nas cidades.
Mas, pelo menos durante um período de transição, essa qualidade parece ser uma ameaça para pedestres e ciclistas, que estão acostumados com o ruído dos motores a combustão e podem não notar a aproximação de um desses veículos elétricos.
Para resolver esse problema, duas instituições alemãs, o VDV e o Foam Institute Berlin, realizaram em 2021 uma competição entre estudantes para a geração de um som que identifique a circulação dos ônibus. O vencedor foi Lukas Esser, da Universidade de Artes de Berlim.
Sua proposta foi escolhida por ser um padrão "que é percebido como agradável, moderno e funcional pelas pessoas no ambiente de transportes", disse o o vice-presidente da VDV, Werner Overkamp, em entrevista ao portal Sustainable Bus.
"Nós procuramos envolver o maior número possível de grupos de interesse, como associações de passageiros, as empresas de transporte, deficientes visuais e ambientalistas, bem como ministérios de transporte federal e estadual, desde o início. Eles não apenas definiram as ideias de design do futuro padrão, mas também escolheram a ideia vencedora na competição entre estudantes de áudio e acústica”, completou Overkamp.
Ouça a proposta vencedora, de Lukas Esser, que ainda será ajustada para depois tornar-se o som padrão dos ônibus elétricos na Alemanha.
Leia também:
Berlim adota nova solução de recarga elétrica inteligente para ônibus
Curitiba vai testar ônibus elétricos em 2024, diz presidente do Ippuc
S. José dos Campos (SP) assume o transporte e anuncia frota elétrica
Mais ônibus elétricos para São Paulo