O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, liberou nesta segunda-feira (9) o início dos estudos para a extensão da Linha 4-Amarela do metrô da capital paulista entre o bairro de Vila Sônia e a cidade vizinha, Taboão da Serra. Caso o trecho realmente avance, será o primeiro tramo do metrô além dos limites do município de São Paulo.
Segundo a nota divulgada pelo governo paulista, serão mais 3,3 km de extensão e duas novas estações: Dumont Villares e Taboão da Serra. A finalização do projeto funcional está prevista ainda para 2022. O anúncio coincide com a abertura da estação (terminal) Vila Sônia, inaugurada 12 anos após o início da operação da Linha 4.
"Com a operação integral da estação Vila Sônia, outras ações serão feitas aqui na região sudoeste da Grande São Paulo. A primeira delas é que nós determinamos a confecção do projeto básico para definição do novo traçado da extensão da Linha 4 até Taboão da Serra. A mobilidade impacta a vida das pessoas e o funcionamento 100% da estação Vila Sônia vai melhorar a fluidez do trânsito de toda a região”, disse Rodrigo Garcia, que é pré-candidato ao governo do estado de São Paulo pelo PSDB.
A extensão do metrô até o município vizinho já foi anunciada várias vezes em anos anteriores pelo governo paulista, mas nunca concretizada. Veja abaixo, no 'Leia também'.
A estação Vila Sônia começou a operar comercialmente na terça-feira (10), das 4h40 à meia-noite. Uma linha circular gratuita, com nove ônibus articulados, entrou em operação na mesma data para ligar o terminal Vila Sônia a Taboão da Serra.
Leia também:
Taboão da Serra terá duas estações de Metrô, diz prefeito (2013)
Secretário de transportes irá anunciar Metrô até Taboão da Serra (2012)
Projeto para o Metrô até Taboão da Serra já foi contratado (2011)