Prefeitura de Natal anuncia 115 km de ciclovias e ciclofaixas até 2024

Projeto de R$ 6,2 milhões pretende ampliar a malha cicloviária da capital potiguar. Só neste ano, gestão prevê construir 15 km de vias, a maioria na Zona Norte

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Fonte: Mobilize/ Prefeitura de Natal  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 09 de maio de 2022

Obras de ampliação de ciclovias em Natal começam e

Obras de ampliação de ciclovias em Natal começam esta semana

créditos: Divulgação/ Prefeitura de Natal

A cidade de Natal (RN) conta hoje com 90 km de vias para bicicletas, entre ciclovias, ciclofaixas e faixas compartilhadas. E agora a Prefeitura anuncia que, somando os projetos de ampliação e os já em andamento, essa estrutura cicloviária totalizará até final de 2024 mais de 115 km de extensão de vias ciclísticas. Quer dizer, em dois anos promete implantar 25 km. 

 

Os maiores investimentos no setor se concentram na Zona Norte, região populosa e com grande deficiência de serviços públicos. Ali, a infraestrutura cicloviária será instalada nos canteiros centrais das principais avenidas.

 

Segundo a Prefeitura, serão aplicados R$ 6,2 milhões na execução desse projeto que, em 12 meses, pretende aumentar em mais 15 km a malha cicloviária da capital potiguar. 

 

Os trabalhos do projeto de ampliação da malha cicloviária devem começar ainda nesta semana, anunciou a gestão. Serão instaladas ciclovias/ciclofaixas de mão dupla e com sinalização horizontal e vertical nas Avenidas das Cirandas; Pico do Cabugi, Florianópolis; Guararapes, Nosso Senhor do Bonfim e Itapetinga. Além disso, o entorno dessas vias receberão melhorias para maior conforto, acessibilidade e  segurança de pedestres e ciclistas, garante a administração.

 

Já na Zona Sul de Natal o reforço da estrutura cicloviária se dará no âmbito do projeto de modernização da avenida Praia de Ponta Negra. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a ideia é criar um anel cicloviário na região, alcançando a Rota do Sol, e conectando as principais ruas e avenidas do bairro. 

 

Em outro ponto da cidade, na Zona Leste, uma ciclofaixa foi inaugurada na semana passada na avenida Rio Branco, principal corredor de mobilidade da região. Também nessa avenida, dentro do projeto de requalificação viária em execução nessa região, a STTU promove melhorias nas calçadas.

 

Espaços para a bicicleta

Ciclovias, ciclorrotas e faixas compartilhadas, informa a Prefeitura,  estão presentes hoje em todas as regiões da cidade: nas avenidas Prudente de Morais, Ayrton Senna, Café Filho, Omar O´Grady, no viaduto do Baldo, ponte Newton Navarro - seguindo pela avenida João de Deus, no bairro de Santos Reis, pela avenida Duque de Caxias e finalizando com a conexão à ciclovia existente na avenida Rafael Fernandes (avenida do Contorno). 

 

Além disso, a capital potiguar possui estruturas cicloviárias na avenida Dr. Solon Miranda de Galvão, interligando a avenida Roberto Freire ao Anel Viário do Campus Universitário; Capitão-Mor Gouveia; Deodoro da Fonseca; Hermes da Fonseca e Roberto Freire.

 

"Quando o poder público investe neste tipo de política urbana, incentiva cada vez mais pessoas a trocarem o carro pela bicicleta. Vamos diminuir a circulação de veículos, e a presença de gases poluentes oriundos da queima de combustível dos carros também será menor, enquanto a vida útil da malha viária da cidade será maior”, avalia Carlos Milhor, diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da STTU e membro da Associação dos Ciclistas do RN.


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