O dinâmico e superpopuloso distrito de Cidade Tiradente, na zona leste de São Paulo, onde se localiza o maior conjunto habitacional da América Latina, abriga uma ampla diversidade de comércios, serviços, parques e centros culturais. E concentra também, por isso mesmo, um grande potencial para o uso da bicicleta.
Por entender que a bicicleta é uma ferramenta estratégica na construção de uma vida mais humana, democrática e sustentável, e atua como geradora de renda, logística, lazer, saúde, cidadania e do direito à cidade, o Instituto Aromeiazero, com patrocínio do Itaú Unibanco, realiza uma série de ações para fortalecer o uso do equipamento nesse bairro. É o caso do projeto “Mais Bicicletários”, em parceria com a Ciclocidade e Tembici, que em 2022 pretende aumentar o acesso ao sistema de bicicletas compartilhadas do Terminal Cidade Tiradentes, único no território com 12 horas de funcionamento.
Mulheres na bicicleta
Para incentivar o uso da bicicleta, também será realizada no próximo dia 21, a partir das 9h, em frente ao Terminal, uma intervenção voltada ao público feminino. Esta ação contará com aula aberta de mecânica básica de bicicleta e uma oficina para ensinar mulheres a pedalar. A ação se justifica, já que, apesar de representarem 52,2% dos moradores de Cidade Tiradentes, elas são apenas 3% dos ciclistas da região.
Também nesse mesmo dia, haverá um pedal em grupo, para reivindicar a volta da ciclofaixa na Av. dos Metalúrgicos, única no distrito e que foi retirada em 2019 com a promessa de retorno. Reivindicação mais que justa: basta dizer que em 2017 foram contabilizadas - pela Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade) e Bike Zona Leste - 580 viagens de bike nessa ciclofaixa no período de apenas 14 horas.
Serviço
Evento de estímulo ao uso da bicicleta em Cidade Tiradentes
Quando: Dia 21 de maio
Programação:
- Mecânica oferecida pelo “A Rua é Delas”: das 9h às 11h
- Oficina para ensinar mulheres a pedalar, oferecida pela Casa Anastácia: das 9h às 11h
- Pedal comandado pelo Pelotão de Elite: de 11h às 13h
Local: Praça Multi-Uso, rua Milagre dos Peixes, 357, Conj. Hab. Castro Alves, em frente ao terminal Cidade Tiradentes, SP
Leia também:
Cidade Tiradentes, no extremo leste de SP, realiza festival da bicicleta
Primeira estação de bikes dentro de terminal é inaugurada em SP
Quer um bicicletário na periferia? Agite essa ideia
Viagens de bicicleta crescem 54% em periferia da capital paulista
Bicicleta aponta caminhos para homens presos