"Vias Seguras": lançamento de projeto nesta quarta (4), no DF

Com apresentação de pesquisa sobre o tema, União de Ciclistas do Brasil e entidades parceiras lançam projeto pela redução de velocidades no trânsito

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ UCB  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de maio de 2022

Projeto Vias Seguras, na agenda do Maio Amarelo

Projeto Vias Seguras, na agenda do Maio Amarelo

créditos: Divulgação

Dois eventos simultâneos sobre segurança viária acontecem nesta quarta-feira (4)  em Brasília, promovidos pela União de Ciclistas do Brasil (UCB), em parceria com entidades ligadas ao tema. São eles: os lançamento do projeto Vias Seguras e também a nova edição da campanha Ruas Vivas 2022, com o tema “Trânsito seguro para quem?”. 

 

O evento contará com a apresentação de uma pesquisa e de um parecer jurídico, materiais que devem embasar um Projeto de Lei e a campanha de comunicação sobre o tema.

 

A iniciativa busca desmistificar a redução das velocidades dos automóveis nas vias brasileiras e, com base em estudos técnicos, propor a alteração da legislação brasileira. 

 

Sinistros de trânsito

De acordo com dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS), ferimentos associados ao trânsito representam a oitava causa de morte no mundo e a primeira entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. Só no Brasil são mais de 30 mil mortos todos os anos, observa a UCB. E acrescebta que a velocidade dos veículos nas vias está diretamente relacionada à probabilidade de ocorrência de sinistros. Além disso, quanto maior a velocidade, maior é a gravidade das lesões. 

 

Ana Luiza Carboni, coordenadora do projeto Vias Seguras e diretora financeira da UCB, explica que, se o atropelamento acontece a 30 km/h, há 10% de chance do pedestre morrer; se acontece a 50 km/h, há mais de 80% de chance de morte. “Pedestres e ciclistas são as principais vítimas dessa realidade. É urgente que o poder público tome iniciativas para proteger essas vidas. Trata-se de uma pauta de saúde pública”, afirma.

 

Para promover mudanças nesse cenário, a UCB contratou uma pesquisa, realizada pelo Instituto Multiplicidade Mobilidade Urbana, com o objetivo de mensurar o impacto de boas práticas de redução de velocidade no número de mortos e feridos em São Paulo, Fortaleza e Curitiba, Bogotá (Colômbia) e Santiago (Chile). 

 

O estudo também buscou levantar a opinião de motoristas em cidades brasileiras sobre velocidade e mortes no trânsito. “Também produzimos um parecer jurídico que tem o intuito de mobilizar atores-chave para a alteração da legislação atual sobre o tema”, explica Carboni.

 

Serviço

Lançamento do projeto Vias Seguras 

Dia 4/5 (4ª feira), das 14h30 às 16h30 

Local: OPAS Brasil - Sala Isabel dos Santos, Lote 19, Avenida das Nações, SEN, Asa Norte, Brasília/DF. 

Tema: “Vias Seguras – Desmistificando a redução das velocidades, evidenciando sua importância para salvar vidas”. 

Participantes: Victor Pavarino (OPAS Brasil), Ruth Costa e Ana Luiza Carboni (UCB), Glaucia Pereira (Multiplicidade e Mobilidade), Luise Reis (OAB-BA e UCB), Dante Rosado (Vital Strategies), Kelly Fernandes (GIZ), Promotor Dênio Augusto (MP-DFT), Maria Claudia Kohler e Paulo Harkot (pais da cicloativista Marina Harkot assassinada por um motorista); e Marta Obelheiro, da Ciclocidade.

 

Para acompanhar a transmissão do evento, clique neste link

 

Leia também:
Florianópolis e o desafio de tirar carros das vias
Campanha quer mais espaço para jovens na segurança de trânsito
Excesso de velocidade cai 19% em Recife, revela pesquisa
Infosiga indica menos mortes de ciclistas em SP
Espírito Santo teve 15 mortes de ciclistas em apenas três meses
Mortes no trânsito: Brasil vai na contramão



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário