Uma superciclovia de 38 km de extensão, largura média de 2 metros em cada direção, com um pavimento de alta qualidade, claramente demarcada, bem iluminada, e com total prioridade aos ciclistas nos cruzamentos. Parece uma utopia, mas é a descrição da ciclovia a ser implantada na via expressa que liga as áreas leste e oeste de Berlim, passando pelo centro histórico da cidade. Os planos foram revelados no início de abril pela prefeitura da capital alemã, com a meta de implantar a infraestrutura a partir de 2024.
No lançamento do projeto o secretário de Mobilidade de Berlim, Meike Niedbal, declarou que o objetivo é "criar uma oferta altamente atraente para os ciclistas, de forma que as bicicletas possam circular confortavelmente, com segurança e rapidez, de forma ser uma alternativa real ao carro, mesmo em distâncias mais longas". A questão é que a maioria das pessoas usa a bicicleta principalmente para trajetos curtos, de até 5 km, e por isso o governo berlinense quer criar condições que estimulem as viagens mais longas.
A "Rota Leste-Oeste" tem potencial para atingir uma mudança modal de carro para bicicleta de cerca de 6.700 pessoas por dia. Isso resultaria em uma economia de CO2 de cerca de 1.000 toneladas por ano, conforme cálculos da InfraVelo, organização estatal encarregada do planejamento, construção, gerenciamento e operação e manutenção da infraestrutura cicloviária em Berlim. De acordo com a Lei de Mobilidade, Berlim deve ter um total de cerca de 100 km de ciclovias de alta velocidade até 2030.
Plano para a construção das ciclovias de alta velocidade em Berlim Fonte: Infravelo
Gabriele Gluth, diretora da InfraVelo, explicou que o custo total da Rota Leste-Oeste está estimado em cerca de 58 milhões de euros, ou cerca de 310 milhões de reais. Os documentos do projeto para a rota oeste (centro para Spandau) serão apresentados para aprovação a partir de 2023 e para a rota leste (central para Hönow) a partir de 2024.
Conforme os planos, as pistas da ciclovia terá serão acompanhadas por uma calçada para pedestres, que ficará a 2,5 metros da pista ciclável, conforme a ilustração.
Proposta de dois perfis para as novas superciclovias Imagem: Infravelo
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