Excesso de velocidade cai 19% em Recife, revela pesquisa

Análise tem apoio da Iniciativa Bloomberg e é feita desde 2020. Melhoria é resultado de campanhas educativas e mais fiscalização nas ruas, avalia o órgão de trânsito

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Fonte: Imprensa CTTU Recife  |  Autor: Imprensa CTTU Recife  |  Postado em: 26 de abril de 2022

Pesquisadora afere velocidade de veículo com radar

Pesquisadora afere velocidade de veículo com radar compacto

créditos: CTTU/Imprensa


A Prefeitura do Recife iniciou, nesta segunda-feira (25), a terceira rodada de pesquisas observacionais nas vias da cidade. O objetivo é registrar os excessos de velocidade em vias com diferentes estruturas para, a partir daí, implantar soluções que aumentem a segurança viária ao coibir o excesso de velocidade nas vias municipais.


Na primeira rodada da pesquisa, em 2020, observou-se que o excesso de velocidade era, em média 37% nas vias analisadas. Em 2021, o número caiu para 30%, o que revela um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada no local.


A partir dos resultados das pesquisas obtidos em 2020 e 2021, a CTTU realizou atividades educativas - como uma campanha de mídia de massa em parceria com o SAMU Recife, eventos educativos para motociclistas e blitze educativas. As equipes de fiscalização também atuaram com a ampliação dos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade e também foram desenvolvidos projetos de engenharia de trânsito focados na redução da calha viária para levar os condutores a reduzir a velocidade em áreas de cruzamento.


"Estamos felizes com o resultado da segunda rodada, que revelou um aumento de 19% no índice de respeito à velocidade regulamentada na via. Isso repercute diretamente na segurança viária. Mas sabemos que esse ainda é um problema a ser enfrentado pela nossa cidade. Então vamos continuar no caminho certo para diminuir cada vez mais as mortes no trânsito", destaca a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Taciana Ferreira.


Nas primeiras rodadas da pesquisa, realizadas em 2020 e 2021, observou-se que os motociclistas são os veículos mais propensos a acelerar e excedem, em média, em 44% a velocidade máxima regulamentada na via. O dado é importante para analisar as causas de sinistros de trânsito. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Viária, lançado no início do ano pela Prefeitura do Recife, os motociclistas representam 70% das vítimas feridas em sinistros de trânsito ocorridos em 2020.

 

Além da CTTU, participa da pesquisa a Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIRGS) e a Universidade Johns Hopkins. A amostragem revelou, ainda, que 43% dos veículos excedem a velocidade onde o limite é 40 km/h. Além disso, às sextas-feiras, esse número aumenta para 57%.


maioria dos condutores que excedem a velocidade têm uma diferença média de 5 km/h acima do previsto nos locais pesquisados, o que, apesar de parecer pouco, pode agravar e até causar sinistros de trânsito com vítimas, como explica o coordenador regional da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, Dante Rosado: "A velocidade excessiva é o principal fator de risco para a ocorrência de sinistros de trânsito grave. As evidências mostram que um crescimento de 1 km/h na velocidade média dos condutores já pode representar aumento entre 4% e 5% na quantidade de sinistros fatais", diz.

 

Medições nas ruas
Para realizar as análises, os pesquisadores vão às ruas com equipamentos medidores de velocidade dos veículos. As medições são feitas das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Desde 2020, a pesquisa é realizada com o objetivo de estabelecer um comparativo anual e, com isso, analisar se as políticas implementadas pela Prefeitura do Recife estão surtindo o efeito necessário na redução de velocidade e, ainda, se existe necessidade de intensificar as ações em determinada localidade. Ao todo, 16 locais foram observados.


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