Dados do Infosiga (sistema de monitoramento de acidentes de trânsito do governo paulista) divulgados nesta semana apontaram uma redução nas mortes de ciclistas nas ruas e rodovias de São Paulo. O total contabilizado caiu de 82 no primeiro trimestre de 2021 para 71 em igual período deste ano.
A mesma tendência foi verificada na Região Metropolitana de São Paulo, que registrou queda de 25% no número de mortes de ciclistas no comparativo do primeiro trimestre de 2021 (24 mortes) e de 2022 (18 mortes). Na Baixada Santista, o número de ciclistas mortos em sinistros de trânsito caiu de nove, no primeiro trimestre de 2021, para seis, nos três primeiros meses de 2022. Segundo o documento divulgado, as vias paulistas também tiveram menos mortes de motociclistas e de ocupantes de automóvel.
Os números ainda são altos, com uma média de 24,7 ciclistas mortos a cada mês, e limitam-se aos três primeiros meses do ano. Mas, surpreendem, principalmente pelo notável crescimento no uso de bicicletas nas áreas urbanas, principalmente para entregas de comida e encomendas. Enfim, há mais ciclistas nas ruas...
Para saber mais, em detalhes, acesse o site do Infosiga em www.infosiga.sp.gov.br
Leia também:
Expresso #71: Parem de matar ciclistas!
Brasil, 3º do mundo em mortes no trânsito
Mortes no trânsito do Recife caem 29% entre 2017-2020
Mundo quer reduzir 50% das mortes no trânsito até 2030