Nos próximos meses, a cidade de Porto Alegre começa a receber 1.507 novos e modernos abrigos de ônibus.
O contrato de concessão foi firmado pela Prefeitura com o consórcio Abrigo Inova Poa, que será responsável pelo fornecimento, instalação e manutenção do mobiliário urbano. A instalação deve ter início em 60 dias.
As estruturas incluem painéis com funcionalidades orientando sobre a chegada dos próximos ônibus, câmeras de segurança digitais, assentos individuais nas paradas, espaço para cadeirantes, acessibilidade com o piso podotátil, carregador USB, iluminação, proteção lateral para chuva e informações aos usuários. Destes abrigos, 75 terão telhado verde.
Segundo a secretária de Parcerias, Ana Pellini, a iniciativa representa um grande ganho para a cidade, pois, além de instalar novos abrigos, vai mantê-los por 20 anos. “O projeto tem um impacto significativo na paisagem urbana e na autoestima do cidadão", completa a secretária.
O contrato assinado, no valor de R$ 29,38 milhões, terá como contrapartida a exclusividade na exploração publicitária de mídia nos espaços. A fiscalização do serviço prestado será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.
Leia também:
Porto Alegre poderá usar até R$ 9,4 milhões para a mobilidade urbana
Campinas (SP) instala 100 novos abrigos de ônibus "Andorinha"
Modelo dos novos abrigos de ônibus de Porto Alegre é divulgado
Porto Alegre começa a tirar cobradores de ônibus
Contêiner vira abrigo de ônibus sustentável em Cuiabá