A Câmara Municipal de Maceió aprovou nesta quarta-feira (13) o Projeto de Lei que cria a gratuidade da passagem de ônibus urbanos aos domingos na cidade, de autoria do Poder Executivo. O prefeito JHC (PSB) já sancionou a lei e a gratuidade começa a valer no próximo domingo (17). O PL foi enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal na última sexta (8).
O Programa Domingo é Livre vai permitir que os passageiros andem de graça nos ônibus capital aos domingos com o cartão Vamu Cidadão.
O benefício só não será oferecido com o uso de outra modalidade de vale-transporte com o cartão utilizado pelos trabalhadores nos dias úteis. Quem tem outro cartão precisará fazer o novo e a primeira via é gratuita.
O projeto, contudo, foi aprovado com modificações. Ao analisar a matéria, o vereador Marcelo Palmeira (PSC) retirou o trecho que autorizava o Executivo, a qualquer momento, determinar gratuidade e descontos em outros dias da semana. Na nova redação, a Casa autorizou a passagem gratuita somente aos domingos. O relator disse ainda que sempre que a Prefeitura tiver a necessidade de promover alguma alteração com desconto ou gratuidade, basta encaminhar a matéria para apreciação dos vereadores.
Domingo é Livre
“Agora Domingo é Livre e ninguém mais paga passagem de ônibus em Maceió. Podem andar por toda a cidade. Já a partir deste domingo quem vai à praia, visitar a família, ir à igreja, encontrar os amigos, vai ser aquele dinheiro que, às vezes, no domingo faltava”, destacou o prefeito.
Nos dias da semana, a tarifa do transporte coletivo em Maceió está saindo por R$ 3,35. Esse valor é abaixo da média cobrada hoje nas capitais do país, que é de R$ 4,10, conforme levantamento realizado do portal G1 em novembro de 2021.
Leia também:
Itararé (SP) é a mais nova cidade tarifa zero
Entidades de BH pedem redução da tarifa do ônibus e auxílio transporte
Florianópolis: ônibus 1 real mais barato fora do horário de pico
Maringá (PR) reduz tarifa de ônibus. Meta é atrair mais usuários
Porto Alegre reduz gratuidade de estudantes nos ônibus