Clip é o nome de um dispositivo criado em 2018 no bairro do Brooklin, em Nova York, e que, segundo seu inventor, permite a transformação "instantânea" de qualquer bicicleta aro 26 a 28 em uma e-bike.
A traquitana é tão singela como são as bicicletas: uma estrutura leve, contendo uma bateria, um motor de 450 W e uma roldana que transmite o movimento para a roda dianteira. E conforme o site da empresa, a bicicleta se torna uma e-bike com pedal assistido, para auxiliar o deslocamento em ruas mais íngremes ou para o transporte de cargas mais pesadas.
Em resposta a uma dúvida encaminhada por um leitor, a equipe do Clip informou mais detalhes:
"O Clip é um dispositivo de assistência ao pedal, o que significa que você pode acioná-lo enquanto pedala para facilitar o esforço. O Clip não move a bicicleta sem que a pessoa pedale. Com o dispositivo, a bicicleta é classificada como uma e-bike Classe 1, sem acelerador, e com velocidade máxima assistida de 20 mph (cerca de 32 km/h)..."
O projeto do designer Somnath Ray ganhou uma premiação da revista Time em 2020 justamente por sua simplicidade. O Clip pesa 4 kg e, depois do deslocamento, pode ser retirado e transportado em qualquer mochila. No site, Ray explica que o sistema foi inspirado em uma criação dos anos 1970, a VeloSolex, que permitia a adaptação rápida de um motor a combustão a qualquer bicicleta. É o mesmo conceito, agora eletrificado.
Conforme a ficha técnica disponível no site clip.bike, a bateria permite rodar até 25 km ou cerca de 45 minutos de pedal e pode ser recarregada em cerca de duas horas. O preço anunciado, ainda em pré-lançamento, é de 500 dólares, por enquanto apenas para compradores nos EUA. E provavelmente em 2023 para outros países.
Para saber mais, acesse o www.clip.bike
*Alttualizado em 14/4/2022
Leia também:
Em ciclovias, pegue leve no pedal (ou no acelerador)
Designer cria bicicleta com aduelas de barris
E-Bike prolonga carreira de entregador de 80 anos na Inglaterra
Usuários de e-bikes fazem mais exercício, conclui pesquisa europeia