A cidade de Mumbai (antiga Bombaim), na Índia, inaugurou neste sábado (2) os primeiros trechos das linhas 2A Amarela e 7 Vermelha) do sistema de metrô que atende à região metropolitana da cidade e seus 20 milhões de habitantes. A solenidade coincidiu com as comemorações do Ano Novo da etnia Marathi,
O metrô de Mumbai está sendo construído em três fases - em um prazo previsto de 15 anos - e tem sua conclusão geral prevista para outubro de 2026. Hoje a cidade conta com seis linhas em operação, das 14 previstas, além de uma linha de monotrilho. Quando pronto, o sistema de transporte tera um total de 357 km e 286 estações. A primeira linha (Azul) entrou em operação em 8 de junho de 2014. E embora os primeiros estudos do metrô de Mumbai datem de 1969, o plano diretor do sistema ganhou concretude apenas em 2003, quando foi criada a empresa estatal Mumbai Metro Rail Corporation Limited (MMRC).
As seções agora inauguradas são elevadas e somam 19,3 km, com 18 estações. As demais fases das duas linhas devem ser inauguradas ainda neste ano. A Linha 2A terá 18,5 km e 16 estações, enquanto a Linha 7 de 16,5 km, contará com 13 estações. A construção das duas linhas foi lançada pelo primeiro-ministro Narendra Modi em outubro de 2015. Os contratos foram concedidos em 2016 e as obras começaram em novembro daquele ano, com conclusão prevista para 2019. A pandemia de Covid 19 atrasou o cronograma, e somente agora em 2022 está sendo possível inaugurar os dois trechos.
Mapa do metrô de Mumbai Imagem: MMRC
Os trechos serão atendidos inicialmente por 11 trens com seis carros e capacidade de 1.800 passageiros. Foram projetados e fabricados pela BEML Limited's Rail Coach Factory, empresa estatal indiana com sede em Bangalore. No total serão 96 trens com carroceria em aço inoxidável, equipados com ar condicionado, frenagem regenerativa e equipamentos de monitoramento de via em tempo real. O controle dos trens está sendo implantado pela francesa Alstom, com o sistema Urbalis 400 CBTC, que no futuro permitirá a operação sem a presença dos atuais condutores.
Além do metrô em construção, a região de Mumbai conta com um sistema de 390 km de trens urbanos que transporta 7,5 milhões de passageirtos por dia em composições sempre superlotadas. Espera-se que o metrô desafogue esse sistema de trilhos, que é considerado um dos piores do mundo.
Leia também:
Índia autoriza seu primeiro "metrô aquático"
Uber Boat, opção para fugir do trânsito caótico de Mumbai
Como o metrô de Delhi interfere nos modos de vida
Jacarta, na Indonésia, planeja 230 km de metrô em 10 anos
Com BRT saturado, Bogotá avança obras do metrô
Metrô de Quito está pronto para funcionar, mas não tem quem o opere