"Como não ser um babaca no trânsito"

Campanha foi lançada em março pela Prefeitura do Recife para combater machismo na mobilidade. Cartilha ataca o assédio no trânsito e no transporte público

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Fonte: CTTU Recife  |  Autor: Mobilize Brasil/CTTU Recife  |  Postado em: 30 de março de 2022

Imagem da campanha: contra a babaquice contra a mu

Imagem da campanha: contra a babaquice contra a mulher

créditos: Reprodução/CTTU


Para lembrar o mês e o dia internacional da mulher e discutir o direito à mobilidade, a Prefeitura do Recife publicou o "Pequeno Manual Prático de Como Não ser um Babaca no Trânsito" . A publicação procura orientar as pessoas sobre comportamentos que agridem as mulheres e prejudicam sua segurança durante os deslocamentos, seja no trânsito, nas calçadas, em bicicletas ou no transporte público.


O Manual esta sendo distribuído na versão impressa em pontos de interesse público, como locais turísticos, parques, estações de ônibus e praças. Além disso, a versão digital também está disponível nas redes sociais da Prefeitura, da Secretaria da Mulher e da  Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O conteúdo é apresentado de maneira informal, com a linguagem própria do Recife, utilizando gírias e situações do dia a dia para informar sobre o respeito às mulheres na mobilidade. 

 

“Parece óbvio, mas a circulação com segurança nas cidades também é um direito das mulheres. Pesquisas apontam que elas fazem viagens diárias para ter acesso a serviços diversos, como levar filhos para a escola ou atendimento de saúde, além do trabalho. É preciso pensar a mobilidade e a acessibilidade nas cidades na perspectiva de gênero para a inclusão e quebra de ciclos de violência contra mulheres”, comentou a Secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros, em nota divulgada pela Prefeitura.



De acordo com a Pesquisa Origem e Destino de 2018, as mulheres representam 54,18% dos deslocamentos realizados a trabalho. Ainda assim, somam apenas 19,7% das pessoas entre os ciclistas. No que diz respeito aos ônibus, as mulheres são 63% das passageiras. Em táxis e transportes por aplicativos são maioria, com 73,34% e 51,8%, respectivamente. Nos carros particulares, as mulheres representam 52,23% das viagens. "Esses dados nos levam a observar que a bicicleta, enquanto veículo ativo, tem uma distribuição desproporcional entre os gêneros, o que é preocupante porque percebemos que homens e mulheres não ocupam o espaço urbano de forma igualitária, muito pelo fato de elas também serem mais vulneráveis à violência. Precisamos conversar sobre isso para que a cidade seja, de fato, segura, acessível e agradável a todas as pessoas", declarou Taciana Ferreira, presidente da CTTU.


Em 2021, a cidade do Recife passou a ser a primeira capital do país a adotar a paridade de gênero na composição do secretariado. Na gestão de mobilidade, as mulheres chegam a ser maioria no Recife, com um quadro institucional no qual mais de 70% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres. Esse posicionamento levou à implantação de projetos de mobilidade que favorecem diretamente as mulheres, porque melhoram as possibilidade de ocupação dos espaços urbano por pedestres e ciclistas em locais que antes tinham espaço apenas para os veículos motorizados. Com o aumento de pessoas na região, nota-se, também, o aumento da segurança públic, segundo informação divulgada pela CTTU.


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