Uber se une aos táxis em Nova York. Quem diria...

Tarifas de uma corrida de táxi reservadas pela plataforma na cidade norte-americana serão quase as mesmas cobradas pela fórmula básica do Uber X

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 25 de março de 2022

Uber se une aos táxis nos EUA: questão de sobreviv

Uber se une aos táxis nos EUA: questão de sobrevivência

créditos: Reprodução

O que ninguém imaginaria, lá atrás, quando começava uma nova forma de deslocamento que revolucionaria a mobilidade urbana mundial, aconteceu: Uber e táxis se uniram. Por enquanto, pelo menos nos Estados Unidos. 

 

A Uber anunciou que integrará todos os táxis da cidade de Nova York em sua plataforma: um ponto de virada em sua relação com os famosos carros amarelos (yellow cabs) após anos de tensão, e um sinal da estratégia de crescimento do grupo.

 

Muita gente pode estar pensando: ah, mas a 99 fez isso no Brasil por um tempo, quando começou no país, ainda em 2015. Verdade, mas a animosidade entre as duas categorias foi forte por alguns anos. E muito maior com a Uber, que foi a pioneira do serviço. 

 

Quem não lembra das brigas e do medo de andar de aplicativo antes das liminares judiciais conquistadas pelas plataformas como Uber e 99?

 

Estratégia de sobrevivência

Sob um acordo com a Comissão de Táxis e Limousines, que regula a atividade, a Uber vai hospedar o software de reserva de táxis de Nova York, que era um concorrente direto, em seu aplicativo virtual, segundo informações da empresa ao jornal Wall Street Journal.

 

De fato, os táxis de Nova York já haviam lançado seus próprios aplicativos de reserva, CMT, Arro e Curb.

 

"Estamos entusiasmados com a parceria com os fornecedores de software CMT e Curb, que beneficiarão os taxistas e todos os nova-iorquinos", disse o vice-presidente da Uber, Andrew Macdonald, em nota enviada à AFP.

 

As tarifas de uma corrida de táxi reservadas pela plataforma serão aproximadamente as mesmas cobradas pela fórmula básica do Uber X, disse o grupo ao jornal. 

 

No caso da 99, por exemplo, essa equidade de valores não existe e táxi segue sendo mais caro que os aplicativos.

 

Uber em Nova York

A chegada do Uber a Nova York em 2011 transformou o setor de transporte, como em muitas outras cidades do mundo, e pressionou os táxis comuns, que até então gozavam de um quase monopólio.

 

Desde então, a cidade viu como o número de táxis se mantém quase inalterado, cerca de 14.000, mas o número de veículos de passageiros com motorista (VTC) dispara, ao ponto de o município ter congelado o licenciamento em 2018.

 

A pandemia de coronavírus e a subsequente queda no tráfego atingiram especialmente os táxis, já em dificuldades de Nova York.

 

Será que parceria entre taxistas e ubers chegará ao Brasil e ao Recife? Foto: Divulgação Uber  

 

No Brasil, serviço de app vem perdendo parceiros devido ao aumento dos combustíveis. E esse perda significa maior tempo de espera e corridas mais caras.

 

É tudo uma questão de sobrevivência. Para todos.

 

E que será boa para o passageiro, sem dúvida, porque contará com a qualidade do serviço ofertado pelos táxis - motoristas mais experientes e que dominam os caminhos, mesmo sem Wazes e Googles da vida -, com o preço ainda acessível dos aplicativos de transporte individual de passageiros.

 

Leia também:
Câmeras melhoram segurança em carros de aplicativo
99 terá veículos de patrulha para apoio a corridas
CPTM e Uber criam pontos virtuais nas estações
Bibi Mob, o "Uber público" de Araraquara (SP)
Carros de apps podem financiar transporte público?

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário