A Prefeitura de São Paulo, finalmente, anunciou ontem (17) a retomada das obras de ciclovias e cilcofaixas na cidade. O contrato para ampliação da malha cicloviária em aproximadamente 48 km foi assinado pela CET (Companhia de Engenharia Tráfego) e a SMT (Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito) com a empresa Habitem, vencedora da concorrência em 2020. O custo para a instalação das novas conexões é de R$ 17 milhões.
Segundo a Prefeitura, os serviços de execução devem começar esta semana. As primeiras implantações serão as novas estruturas das avenidas República do Líbano e Indianópolis, e da rua Sena Madureira, três vias na zona sul da cidade. Duas ciclovias bastante aguardadas por quem pedala pela cidade são as ciclovias da Nações Unidas, com cerca de 7 km, conectando as estruturas da Nossa Senhora do Sabará e Alberto de Zagottis à ciclovia da CPTM, na altura da estação Jurubatuba; e a ciclovia da Radial Leste, com 3 km de extensão, e que conecta a ciclovia Caminho Verde às estruturas cicloviárias do centro da cidade.
As vias que receberão as novas estruturas cicloviárias (veja abaixo) foram apresentadas e debatidas com a sociedade por meio da realização de oficinas e audiências públicas com a sociedade civil.
As novas ciclovias anunciadas:
- Ciclovia Bresser
- Ciclovia José Maria Whitaker I
- Ciclovia República do Líbano
- Ciclovia Rui Barbosa - Treze de Maio
- Ciclovia D. Pedro I
- Ciclovia Eduardo Paulo Freire
- Ciclovia João Batista Conti
- Ciclovia Miguel Yunes
- Ciclovia Nagib Farah Maluf
- Ciclovia Viaduto Itiguaçu
- Ciclovia Jacu Pêssego
- Ciclovia Sena Madureira
- Ciclovia Sangirardi - Dona Avelina
- Ciclovia Raimundo Pereira de Magalhães
- Ciclovia Cidade Universitária
- Ciclovia Ponte Jaguaré
- Ciclovia Jaguaré
- Ciclovia Campo de Bagatelle
- Ciclovia Dr Abraão Ribeiro
- Ciclovia Gastão Vidigal
- Ciclovia Ponte Freguesia do Ó
- Ciclovia Alvarenga
- Ciclovia Av. Mutinga
- Ciclovia Ordem e Progresso
- Ciclovia Tiradentes - Santos Dumont
- Ciclovia Radial Leste
- Ciclovia Armando de Arruda Pereira
- Ciclovia Alberto Zagottis e Octalles Marcondes Ferreira
- Ciclovia Carlos Caldeira Filho
- Ciclovia Indianópolis
- Ciclovia Nações Unidas I e Nações Unidas II
Plano cicloviário de SP
A rede cicloviária paulistana foi iniciada em 2010, ainda na gestão de Gilberto Kassab (PSD) eganhou grande impulso durante a gestão de Fernando Haddad (PT), que fez 400 km de ciclovias (em 2016). O processo foi interrompido durante a gestão de João Doria (PSDB) e retomado pelo seu sucessor Bruno Covas (PSDB), que renovou as estruturas e reformulou o plano cicloviário municipal, em 2019.
Hoje, a cidade de São Paulo tem a maior malha cicloviária do país, com 699,2 km de vias com tratamento para bicicletas (ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas). Parece muito, mas corresponde a apenas 3,5% da extensão total das vias de São Paulo.
O Plano de Metas 2021-2024 prevê a implantação de mais 300 km de ciclovias e ciclofaixas. Para este ano de 2022, 157 km já estão definidos, passaram por audiência pública e foram apresentados durante os encontros periódicos da Câmara Temática de Bicicleta. Eles serão implantados por meio de duas concorrências públicas, ambas em fase de conclusão, e pela PPP da Habitação.
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