Condutor que bateu trem na estação Júlio Prestes, em SP, é demitido

Treinamento deixa novatos na 'fogueira' em linhas concedidas, segundo maquinistas mais experientes. Confira nesta reportagem do jornal Folha de S. Paulo

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Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: William Cardoso  |  Postado em: 17 de março de 2022

Problemas em cascata: plataforma cheia na linha 8-

Problemas em cascata: plataforma cheia na linha 8-Diamante

créditos: Reprodução/TV Globo

Sobrecarregados, com treinamento considerado insuficiente por colegas mais velhos e ganhando menos do que seus antecessores. Com jornadas diárias de mais de 12 horas de trabalho e quatro meses de aprendizado, novos maquinistas das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda conduzem trens que chegam a carregar 2.000 pessoas simultaneamente pelos trilhos da Grande São Paulo.

 

Nesta quarta-feira (16), a ViaMobilidade afirmou que foi demitido o responsável pela condução do trem que se chocou, na semana passada, contra a barreira de contenção da estação Júlio Prestes, no centro de São Paulo. Segundo a concessionária, não houve "acionamento do sistema de freio no ponto necessário, pelo operador que não faz mais parte do quadro de colaboradores da concessionária". A reportagem não conseguiu contato com o maquinista até a publicação deste texto.

 

As causas do acidente ainda estão em investigação, segundo a Secretaria da Segurança Pública.

 

 

Trem da linha 8-Diamante colide com barreira de proteção no limite de parada da estação Júlio Prestes, em 10 de março. Foto: S. Paulo Sobre Trilhos/Twitter

 

Um condutor ouvido pela reportagem diz que a maioria dos maquinistas não sabe como recolher o trem até a oficina em Presidente Altino, operação que envolve, por exemplo, a mudança de canais de comunicação para evitar acidentes

 

Em razão das falhas no sistema, na tarde desta quarta representantes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Secretaria dos Transportes Metropolitanos), sob gestão do governador João Doria (PSDB), reuniram-se com integrantes da ViaMobilidade. 

 

A falta de tempo para treinar a mão de obra para a nova atividade é apontada com a vilã da transição. Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, o treinamento de um novo maquinista da ViaMobilidade dura cerca de quatro meses. Na CPTM, no passado, levava oito meses para aprender, mais dois sob supervisão. Hoje, segundo a companhia, são cinco meses, mais período de supervisão.

 

"Aponte e fale"

Diante de tantas dificuldades e falhas recorrentes na operação dos trens, a ViaMobilidade passou a adotar o sistema "aponte e fale", quando maquinistas são obrigados a sinalizar e depois verbalizar cada movimento que pretendem fazer na condução.

 

Segundo pessoas ouvidas pela reportagem, como os novos ainda não estão plenamente preparados, parte das tarefas cotidianas acaba sobrando para 36 maquinistas "das antigas", que se aposentaram ou entraram no plano de demissão da CPTM e agora estão na ViaMobilidade.

 

O problema está, também, no salário, pouco atrativo para quem já desempenhou a função anteriormente. Segundo maquinistas, um condutor da CPTM ganha em torno de R$ 4.000 de salário base, mais adicional de periculosidade e benefícios. Já a ViaMobilidade paga cerca de R$ 3.000, sem os adicionais e com benefícios mais modestos. No fim, a diferença ficaria em torno de R$ 2.000 por mês.

 

Presidente do Sindicato dos Ferroviários da Zona Sorocabana, José Claudinei Messias afirma que a culpa por tantos problemas não é exclusiva da ViaMobilidade, um dos braços do Grupo CCR. 

 

"A concessionária não tinha opção. Teria que colocar em operação no dia 27 de janeiro", afirma ele. "Maquinistas foram treinados pela CPTM, mas foi um prazo apertado. O governo estadual tem responsabilidade." Segundo Messias, o alerta a respeito do curto prazo para treinamento foi feito em fevereiro de 2020, em audiências públicas. O presidente do sindicato afirma também que os trens repassados pela CPTM à ViaMobilidade são antigos, com prazo de manutenção ultrapassado, o que prejudica ainda mais o trabalho.

 

Para ler a reportagem completa, clique aqui.

 

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