Berlim adota nova solução de recarga elétrica inteligente para ônibus

Recurso para recarga mais compacto, menos ruidoso, de custo final menor que atuais soluções deve permitir à capital alemã ter frota de veículos 'emissão zero' até 2030

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Fonte: Mobilize/ Hitachi Energy (release)  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 16 de março de 2022

Ônibus elétrico da BVG, em operação em bairro de B

Ônibus elétrico da BVG, em operação em bairro de Berlim

créditos: Reprodução

A empresa de transportes públicos municipais Berliner Verkehrsbe-triebe (BVG) fechou contrato com a Hitachi Energy para o fornecimento de infraestrutura de recarga inteligente a ser adotada na eletrificação da frota de ônibus de Berlim. Com a solução "Grid-eMotionTM Fleet", a BVG pretende agilizar a transição para a mobilidade sustentável na capital do país.

 

A nova solução completa de infraestrutura de recarga será implantada em duas garagens de ônibus escolhidas para serem as próximas convertidas ao programa de eletrificação da frota. Segundo o fabricante, o recurso ocupa menor espaço na área de conexão, também consegue baixar as emissões de ruído e oferece alta confiabilidade.

 

Para a empresa de transporte coletivo de Berlim esses são três requisitos-chave para adotar a solução em garagens de ônibus, tendo em conta um ambiente urbano densamente povoado, com espaço limitado e onde uma recarga sem falhas é vital para assegurar que a frota funcione no horário.

 

A BVG opera a maior frota de ônibus da Alemanha, com cerca de 1.500 veículos que pretende tornar completamente elétricos e livre de emissões até 2030. Isto requer a instalação de infraestruturas de recarga na sua grande rede de garagens de ônibus.

 

Grid-eMotion

A Grid-eMotion compreende as soluções Fleet e Flash. A primeira pode ser instalada em garagens e terminais novos ou existentes. Pode ser escalada de forma flexível, à medida que a frota se torna maior e mais verde. Inclui uma conexão à rede robusta e compacta e pontos de carregamento. Já a solução Flash, informa a fabricante, permite aos operadores carregar os ônibus em segundos nos pontos de passageiros e recarregar totalmente em minutos no final da rota, sem interromper o horário dos veículos.

 

Em ambas, a ligação é feita à rede de distribuição de energia até a infraestrutura de recarga em corrente contínua nos pontos de abastecimento.


A solução requer 60% menos espaço e 40% menos cabeamento do que os sistemas de recarga convencionais. O design é compacto e robusto, e utiliza menos equipamentos do que as infraestruturas em uso atualmente. Com menos espaço ocupado, o resultado é que oferece custos de operação e manutenção mais baixos e maior confiabilidade, garantem os representantes da Hitachi Energy.

 

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