Desde 2011, quando o Mobilize foi criado, todos os dias nós recebemos informações sobre sinistros de trânsito envolvendo ciclistas. Isso em todo o Brasil, em cidades de todos os portes. Mas, nas últimas semanas, o assunto tem ocupado mais espaço na grande mídia pelo aparente aumento desse tipo de "acidente", quase sempre provocado por condutores trafegando de forma perigosa.
Semana passada, um rapaz de 17 anos que fazia entregas em São Paulo foi atropelado e morto por um motorista alcoolizado, que estava com a carteira de habilitação suspensa. Dois dias depois, um grupo de ciclistas esportivos foi atropelado por um motorista também embriagado, em uma rodovia que segue para o interior do estado. Na última quarta-feira, em Cascavel, no Paraná, uma motociclista atropelou um ciclista que tentava atravessar uma avenida da cidade. Ambos saíram feridos.
No mesmo dia, em Tijucas, Santa Catarina, uma mulher morreu em um choque com um caminhão, quando pedalava na rodovia BR 101. E na quinta-feira à noite, em Santarém, no Pará, em uma via com grande movimento de bicicletas, um motociclista invadiu uma ciclovia, supostamente para escapar de uma lombada, e atropelou uma das pessoas que pedalavam.
Esse tipo de condução criminosa de veículos motorizados já custou a vida de milhares de pessoas, entre pedestres e ciclistas, a maioria pessoas anônimas, que usam suas bicicletas para as atividades do dia a dia. E também de ativistas, como Marcia Prado, em janeiro de 2009, ou Marina Harkot, em 2020.
Podcast
Para entender o que se passa, e como evitar tantos casos tristes, iniciamos nesta edição do Expresso Mobilize uma série de episódios ouvindo ciclistas, especialistas em trânsito e autoridades que atuam para difundir os conceitos da mobilidade sustentável, em especial a pé e por bicicleta. Entrevistamos Ruth Costa, diretora presidente da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), Yasmin Reck e Henrique Jakobi, da Associação Cicloiguaçu, Daniel Guth, da Aliança Bike, e a advogada Mariana Auler, consultora da UCB.
Voltaremos ao tema nas próximas edições, com mais visões desses especialistas e também a avaliação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Nesta edição também passamos brevemente pelo projeto de lei que irá destinar R$ 5 bilhões por ano para auxílio aos sistemas municipais de transportes públicos. O projeto, supostamente voltado a atender as gratuidades oferecidas aos idosos, vai vigorar durante três anos, totalizando 15 bilhões de reais em recursos federais.
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