Rio lança edital para compra de novos ônibus para o BRT

Novos ônibus devem chegar a partir do segundo semestre de 2022. Em março, haverá licitação para renovar as concessões do sistema de transporte

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Fonte: Agência Brasil/Prefeitura do Rio  |  Autor: Cristina Índio do Brasil/Agência Brasil*  |  Postado em: 14 de fevereiro de 2022

Rio lança edital para compra de novos ônibus do BR

Rio lança edital para compra de novos ônibus do BRT

créditos: Divulgação: Prefeitura do Rio de Janeiro

Foi publicado hoje (14) o edital de licitação para a compra de novos ônibus para o sistema BRT do Rio de Janeiro. O documento preparado pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR)  foi divulgado no Diário Oficial do Município. A previsão é que, com a compra dos ônibus, a partir do segundo semestre a prefeitura comece a substituição gradual da frota antiga para atingir a expansão do sistema até 2023.


Atualmente os usuários do BRT enfrentam problemas com a lotação acima da capacidade e falta de ônibus em diversas linhas que atendem bairros das zonas Oeste e Norte da capital fluminense. Com os novos veículos, a intenção é aumentar a qualidade no serviço prestado e reduzir os intervalos de circulação, uma vez que haverá maior oferta de ônibus.

 

A publicação desta segunda-feira é referente à primeira das duas licitações que serão realizadas pela Prefeitura do Rio. O recebimento de propostas desta primeira etapa, que prevê a compra de 307 veículos articulados, de 18, 21 e 23 metros, está programado para março. Os veículos terão que ser entregues a partir de outubro deste ano. A segunda fase da licitação vai ocorrer no segundo semestre deste ano e a previsão é a compra de 250 veículos, com entrega para o segundo semestre de 2023. Neste caso, são de modelos básicos e de 21 metros. Ao todo, as duas etapas de licitação preveem a aquisição de 557 ônibus.

 

Melhorias
Segundo a prefeitura, os ônibus virão com algumas melhorias, como portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, para garantir a segurança do funcionário, seguindo práticas já existentes em outras cidades do mundo.

 

Com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Rio de Janeiro (COMDEF-RIO), a SMTR considerou diferentes formas de ampliar a acessibilidade dos usuários, como destinar mais um espaço de cadeirante nos veículos articulados. “Todos os ônibus ainda contarão com equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento, que permitirão mais segurança, melhor informação aos usuários e melhor gestão da frota”, completou a secretaria.

 

Operação terá nova licitação
Além da licitação para a compra dos ônibus, a SMTR vai publicar, em março, o edital de licitação para a concessão da operação do BRT. A entrega das propostas está prevista para maio. Quem vencer será responsável pela circulação dos ônibus nos corredores, pela manutenção dos veículos e pela gestão das garagens. Enquanto o vencedor não assumir a operação, a Prefeitura do Rio continuará à frente dos serviços do BRT, por meio da empresa pública Mobi Rio.

 

A secretaria informou que durante uma audiência pública virtual marcada para a próxima sexta-feira (18), das 11h às 13h, serão apresentadas as condições técnicas que vão orientar o processo de licitação. Os interessados em participar podem se inscrever no site da SMTR.

 

Conforme a pasta, o novo formato da concorrência, que separa a compra e a operação dos veículos, “já foi testado com sucesso em outras cidades do mundo e possibilitará o aperfeiçoamento do serviço, com maior controle pelo poder público, redução dos riscos de descontinuidade e mais flexibilidade em relação à disponibilidade da frota”. Para a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, o processo representa uma mudança no transporte público da capital. “As duas licitações representam um marco na modernização do BRT e na transformação do sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro”, explicou.

* Edição: Marcos de Sousa/Monilize Brasil

 

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