Um novo recurso exclusivo de veículos de patrulha está protegendo as corridas do aplicativo de mobilidade 99. O serviço, chamado "Patrulha 99", envia equipes especializadas em motocicletas ou carros, que prestam apoio presencial para motoristas parceiros e passageiros em caso de emergência de segurança durante viagens pela plataforma. O serviço já está funcionando em São Paulo e Rio de Janeiro, prevendo-se a expansão para outras cidades do país.
O serviço pode ser acionado caso uma situação de risco ou de emergência seja identificada durante uma corrida da plataforma, como, por exemplo, desvio do percurso, paradas longas ou trajeto com tempo acima do previsto. Nesse momento, a Central de Segurança da companhia aciona a polícia e compartilha com ela as informações da viagem. Ao mesmo tempo, um veículo da "Patrulha 99" se dirige até o carro para prestar o suporte necessário.
Ao chegar ao local da ocorrência, o atendimento é realizado aos usuários -- sempre com o devido respaldo da polícia. Caso seja necessário, outros serviços de emergência são notificados. No acionamento, é utilizado GPS para ativar a unidade que esteja mais próxima ao local do incidente.
Emergências
“A Patrulha 99 busca garantir que nossos usuários sejam devidamente assistidos, caso enfrentem alguma emergência, além de otimizar a articulação com serviços de emergência e a colaboração com as autoridades, caso necessário”, diz Tatiana Scatena, diretora de Segurança da 99. Para isso, a empresa conta, com um sistema de monitoramento em tempo real que identifica padrões de comportamento que podem estar associados a um incidente, como mudança de rotas, paradas longas e trajetos acima do tempo previsto.
Segundo a nota de lançaento do serviço, a 99 possui câmeras de segurança instaladas nos veículos, que captam imagens com “lente olho de peixe” e modo noturno, e acompanham um botão de segurança físico, localizado em posição sigilosa dentro do carro, que pode ser ativado a qualquer momento e conectado diretamente à Central de Segurança da 99. Se for identificada alguma anormalidade, o app envia automaticamente alertas para motoristas e passageiros de que aquela corrida está sendo monitorada, perguntando se está tudo bem e um aviso é automaticamente enviado para a Central de Segurança que, caso necessário, tenta contato telefônico para evitar uma possível ocorrência.
Segundo a 99, todos os usuários têm acesso aos recursos de gravação de áudio, compartilhamento de rotas com contatos de confiança e botão para ligar direto para a polícia. Em caso de necessidade, a Central de Segurança da 99 está disponível 24 horas por dia, sete dias da semana.
Leia também:
CPTM e Uber criam pontos virtuais nas estações de trens
Bibi Mob, o "Uber público" de Araraquara (SP)
Faixa Azul para motos: o teste continua em SP
Brasil ampliou em somente 11% a rede de trens e metrô desde a Copa