A Companhia Paulista de Trens Urbanos (CPTM) e a Uber anunciaram hoje (3) uma parceria para a criação de pontos de embarque e desembarque virtuais em algumas estações de trem. A iniciativa tem como objetivo favorecer a integração entre os modais trens e viagens por aplicativo, com uso das baias e recuos das vias do lado externo das estações servindo como ponto de encontro entre passageiros e motoristas, de forma a aumentar a acessibilidade e a mobilidade nas chegadas e partidas dos passageiros.
O sistema funciona de forma que, ao abrir o aplicativo da Uber em uma estação, o passageiro é direcionado pela própria plataforma para locais específicos, facilitando o encontro com o motorista parceiro para o início da viagem. Esses "pontos virtuais" foram instalados em locais onde já existiam baias para veículos, em locais próximos aos acessos das estações, sem prejuízo à circulação de outros veículos e transporte coletivo de ônibus.
O acordo foi assinado em janeiro passado e nesta primeira fase do projeto os "pontos virtuais" estarão disponíves em dez estações de cinco linhas da CPTM:
- Estações da Luz e Palmeiras-Barra Funda, da Linha 7-Rubi;
- Estações Brás e Tamanduateí, da Linha 10-Turquesa;
- Estações Guaianases e Suzano, da Linha 11-Coral;
- Estações Itaim Paulista e Jardim Romano, da Linha 12-Safira;
- Estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, da Linha 13-Jade;
A parceria também contempla as estações Osasco e Jardim Silveira, da Linha 8-Diamante; e Santo Amaro e Primavera-Interlagos, da Linha 9-Esmeralda, recentemente transferidas para a concessionária Via Mobilidade. A proposta é ampliar os "pontos virtuais" para as demais estações de trens urbanos da RMSP.
Segundo a nota divulgada pela CPTM, o formato permite que outros serviços de aplicativos também possam fazer parte da ação no futuro.
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