A capital do Piauí está prestes a entrar no circuito de mobilidade elétrica. As obras da sua primeira estação de carregamento de veículos elétricos já iniciaram no Parque da Cidadania, fruto da parceria entre a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e a empresa de distribuição de energia Equatorial Piauí.
De acordo com o projeto, a empresa de energia doará ao poder público da capital um veículo elétrico e disponibilizará dez bicicletas elétricas para uso gratuito da população, utilizando como uma das fontes de alimentação a energia solar, limpa e renovável.
Segundo a Prefeitura, a ação conjunta busca reduzir o uso de combustíveis fósseis é deve ser vista como uma contribuição efetiva do poder público para a descarbonização do meio ambiente.
“Há alguns meses estamos conversando e pensando soluções sustentáveis para Teresina, incluindo o transporte. Esse projeto também busca desenvolver inovações tecnológicas e diversificar as fontes energéticas, além de promover mais qualidade de vida às pessoas que frequentam nossos parques ambientais. Esse é o primeiro passo para um futuro não tão distante”, comemorou a secretária do Meio Ambiente, Elisabeth Sá.
A iniciativa do Grupo Equatorial acontece por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia também:
Alemanha discute a eletrificação dos táxis
Em Teresina, CPI do Transporte revela fraudes e outras irregularidades
Estação-tubo de Curitiba vai ganhar painéis solares para gerar energia
Bicicletário fotovoltaico é inaugurado em Blumenau (SC)
BH recebe os primeiros eletropostos de recarga