Código Nacional de Transporte Público: proposta será discutida no dia 4

Diagnóstico da situação do setor, que inclui a proposta do código, é ponto de pauta da reunião prevista para esta 6ª feira do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana (MDR)

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ FSP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de fevereiro de 2022

Em discussão, saídas para a crise do transporte pú

Em discussão, saídas para a crise do transporte público

créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Criado pelo governo federal em setembro de 2021, o Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana reúne diversas entidades* que assessoram o Ministério do Desenvolvimento Regional em assuntos do setor. 

 

Desde seu lançamento, uma questão central vêm sendo debatida pelo Fórum: a elaboração de um Código Nacional de Transporte Público, com regras que permitam mitigar no longo prazo o rombo no setor de transporte de passageiros no país.

 

A proposta consta do diagnóstico da pasta intitulado "Revisão do Marco Legal do Transporte Público Coletivo", concluído no final de 2021, e indica possíveis ações do governo federal.

 

O código serviria para definir formas de financiamento, de indução a formação de uma gestão metropolitana nas grandes capitais e modernização do setor, que passa por uma crise severa agravada pela pandemia.

 

Esse estudo também aponta para a necessidade da criação de um padrão nacional de referência do transporte público por meio de um índice de qualidade.

 

O diagnóstico foi encaminhado pelas entidades que integram o Fórum e deverá ser debatido em reunião prevista para o dia 4 de fevereiro. O encontro também deve analisar a proposta de vale-transporte social para diminuir o rombo nos contratos entre os municípios e as empresas de ônibus.

 

*As entidades integrantes do Fórum são: Frente Nacional de Prefeitos; Confederação Nacional de Municípios; Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana; Conselho Nacional de Secretários de Transportes; Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP); Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos); Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU); Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus; Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres.

 

Leia também:
"Para o dia a dia, use transporte público"
Manifesto setorial defende PL que pode salvar o transporte público
Ranking revela valores das tarifas de ônibus em todas as capitais
Transporte público no Recife está perdendo passageiros
Uma campanha em defesa do transporte público

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário