A startup britânica Urban-Air Port (UAP) divulgou seus planos de desenvolver 200 locais de vertiporto em todo o mundo nos próximos cinco anos. Vertiportos são as áreas projetadas especificamente para a decolagem e pouso de aeronaves de propulsão elétrica, como drones e "carros voadores".
A proposta é que os vertiportos disponham de infraestrutura capaz de comportar em massa as aeronaves de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL), como drones de carga e táxis aéreos.
Os investimentos para isso virão da Supernal, antiga divisão de mobilidade aérea urbana do Hyundai Motor Group. Essa empresa garantirá também a infraestrutura de apoio às empresas para integrarem os pontos de conexão da mobilidade aérea avançada (AAM) às redes de tráfego existentes.
Hub operacional
A Urban-Air Port também anunciou o que afirma ser o primeiro hub totalmente operacional do mundo para eVTOLs: o Air-One, que deverá abrir à visitação pública na cidade de Coventry, no Reino Unido, em abril de 2022.
O objetivo é demonstrar um hub de operações multifuncional ultracompacto, de rápida implantação para veículos tripulados e não tripulados, que forneça comando e controle de aeronaves, carregamento e reabastecimento, carregamento de cargas e passageiros e outros serviços associados.
Futuro da mobilidade aérea
Prevê-se que o mercado de mobilidade aérea urbana cresça 9% ao ano, atingindo US$ 12,7 bilhões até 2027, de acordo com o relatório Global Urban Air Mobility Industry de 2021. Mas a falta de infraestrutura terrestre continua sendo uma das maiores barreiras para o crescimento da indústria de AAM .
A Supernal vem trabalhando para atrair partes interessadas, públicas e privadas, na moldagem dessa indústria de AAM. Também pretende desenvolver seu próprio eVTOL, cujo primeiro voo comercial está previsto para 2028.
Segundo a empresa, o investimento poderá ajudar no apoio ao desenvolvimento dos novos modelos de vertiporto da Urban-Air Port, incluindo aí o hub de drones de entrega City Box e a expansão para novos mercados.
“Os carros precisam de estradas. Os trens precisam de trilhos. Aviões precisam de aeroportos. Os eVTOLs precisam da Urban-Air Ports”, declarou Ricky Sandhu, fundador e presidente executivo da UAP.
Ele acrescentou: “Apesar do potencial incomparável das aeronaves eVTOL para revolucionar a mobilidade, a importância da infraestrutura terrestre que as permite é muitas vezes negligenciada. Com o investimento, a experiência e a conexão da Supernal com o Hyundai Motor Group, podemos impulsionar o lançamento de infraestrutura terrestre sustentável, intermodal e escalável que desencadeará o futuro da mobilidade aérea avançada globalmente”.
Em outubro de 2021, o Aeroporto Internacional de Munique e o Porto Urbano Aéreo anunciaram que colaborarão no desenvolvimento de infraestrutura terrestre e operações aeroportuárias eVTOL que facilitem a decolagem e o pouso vertical de táxis aéreos elétricos que deverão passar a operar em meados da década.
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