A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a Speedbird Aero a realizar entregas comerciais com drone no Brasil. Essa foi a primeira autorização concedida pela agência para operação comercial de uma aeronave não tripulada utilizada na entrega de produtos, no caso em parceria com a iFood. Segundo a empresa de aplicativos, os drones serão utilizados para cumprir as rotas mais longas, mas as entregas porta a porta continuarão a ser feitas pelos entregadores.
A autorização habilita o modelo de aeronave remotamente pilotada DLV-1 Neo a operar comercialmente em rotas para além da linha de visada visual do piloto (Bvlos - Beyond Visual Line of Sight, em inglês). O DLV-1 Neo também é o primeiro multirrotor a receber a autorização de projeto da Anac, o que permite que as entregas com drones se tornem uma realidade no país, para transportar alimentos e outros produtos. A partir de agora, a Speedbird Aero poderá utilizar o drone para realizar entregas com cargas de até 2,5 kg em um raio de 3 km, inclusive em ambientes urbanos, mantendo margens de segurança estabelecidas no projeto, como não sobrevoar pessoas, manter distância de possíveis fontes de interferência eletromagnética, observar alturas máximas e mínimas de operação, além das condições meteorológicas.
Processo de autorização
O processo de autorização do projeto foi desenvolvido ao longo de oito meses de trabalho entre a Speedbird Aero, AL Drones e a Anac. Por ser um tipo de operação novo e bastante desafiador, envolvendo não só o projeto do drone em si, mas também questões operacionais, o trabalho foi conduzido pelas Superintendências de Aeronavegabilidade (SAR) e de Padrões Operacionais (SPO) da Anac, de forma a se obter uma avaliação abrangente de todas as questões de segurança. Além da análise de documentos e manuais, a agência acompanhou quatro ensaios com os representantes da empresa: três em São José dos Campos (SP), para a avaliação das características técnicas da aeronave, e um ensaio em Aracaju (SE), para avaliação operacional.
Para o superintendente de Aeronavegabilidade da Anac, Roberto José Honorato, a aprovação do DLV-1 Neo merece destaque não só por ser o primeiro multirrotor aprovado pela agência, mas também por sua aplicação, entrega de mercadorias. “No processo que levou a esta aprovação, as características técnicas foram exploradas, com base em requisitos de segurança. A utilização de drones para entrega de mercadorias é uma das mais esperadas aplicações da tecnologia. O Brasil está na vanguarda", disse o executivo.
Veja um vídeo sobre a operação da iFood:
Leia também:
Um ponto de apoio para entregadores no metrô de SP
BYD faz parceria com a Nuro para produzir veículos autônomos para entregas
Arborização já: para reduzir o estresse térmico no transporte
Londres inova com cargobikes compartilhadas
Centro de logística para cargobikes em Praga...