USP inaugura ciclovia com 36 km em São Paulo

São novas vias para bikes e a readequação de todo o sistema viário para aumentar a segurança a pedestres e ciclistas. Velocidade foi limitada a 40 km/h

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Fonte: Mobilize Brasil/USP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 19 de janeiro de 2022

Nova ciclovia na Cidade Universitária: prioridade

Ciclovia na USP: prioridade a ciclistas e pedestres

créditos: Marcos Santos/ USP Imagens


A Universidade de São Paulo inaugurou hoje (19) o novo sistema de ciclovias da Cidade Universitária, na zona oeste da capital paulista. As obras foram iniciadas em agosto de 2021 e previam a reforma dos cerca de 3 km existentes e a implantação de mais 33 km, além da instalação de paraciclos e obras de acessibilidade nas calçadas do campus. O projeto e sua implentação exigiu investimento de 3,5 milhões de reais.

 

Segundo o professor  Hermes Fajersztajn, atual prefeito da Cidade Universitária, uma das principais características das obras realizadas envolve a prioridade dada a pedestres e ciclistas. Nas principais avenidas do campus, a ciclofaixa foi posicionada no lado direito da via, protegida pela faixa onde estão as vagas de estacionamento dos automóveis. Nessas vias, o estacionamento junto ao canteiro central não será permitido, já que a restarão apenas duas faixas de rolamento. Assim, espera-se que esse redesenho do sistema viário contribua para reduzir a velocidade do tráfego, de forma a melhorar a segurança das pessoas, especialmente os pedestres, cadeirantes e ciclistas. Pelo mesmo motivo, a velocidade em todo o campus foi regulamentada em 40 km/h.

Obras incluíram a renovação das calçadas em todo o campus Foto: Marcos Santos/USP Imagens

 

Mobilidade sustentável
Segundo a prefeitura do campus, a implantação do novo sistema cicloviário, assim como a reforma de calçadas, integra a meta de priorizar a mobilidade sustentável na Cidade Universitária. “A Universidade tem como diretriz incentivar cada vez mais o uso das bicicletas como meio de transporte. Seguindo uma orientação do reitor, a prioridade é sempre do pedestre, depois das bicicletas e, em seguida, do transporte público”, explicou Hermes Fajersztajn. Também em 2018 a USP implantou 18 estações do sistema Bike Sampa, da Tembici, no campus, permitindo a conexão e integração com os sistemas de trens urbanos e do metrô de São Paulo. 

 



Plano cicloviário para a Cidade Universitária (2021
) | USP Imagens



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