No início de janeiro, uma cerimônia no Parque Estadual do Jaraguá, na capital paulista, marcou a entrega do kit com três cadeiras de trilha adaptadas que serão distribuídos a cada uma das 15 Unidades de Conservação do estado de São Paulo. Ao ato estiveram presentes a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, e o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz.
As cadeiras possibilitarão que pessoas com deficiência física e pessoas com dificuldade de locomoção possam participar das trilhas e ter a mesma experiência de outras pessoas. Além disso, a ideia é interessante porque pode estimular inclusive o cuidado com a infraestrutura para pessoas com deficiência também nas áreas urbanas.
Secretária Célia Leão na entrega das cadeiras de trilhas. Foto: Arquivo/SEDPcD
Turismo e inclusão
A ação faz parte do Trilha Acessível, projeto que integra o Programa Cidade Acessível da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que vai equipar trilhas de cidades turísticas e Unidades de Conservação ao longo do ano. Além disso, os monitores dos parques irão receber a capacitação realizada pela Ong Inclusão Radical para uso dos equipamentos.
Além do Parque Estadual do Jaraguá, os equipamentos serão entregues aos Parques Estaduais: Serra do Mar; Ilha do Cardoso; Nascentes do Paranapanema; Caverna do Diabo; Prelado; Ilha Bela; Campina do Encantado; Furnas do Bom Jesus; Itinguçu; Rio Turvo; Vassununga; Carlos Botelho; Morro do Diabo, Ilha Anchieta, entre outras.
As cadeiras de trilha estarão disponíveis para utilização a partir de fevereiro deste ano, informa o governo.
Diretor da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz, experimenta a cadeira. Foto: Arquivo/SEDPcD
Clique aqui e obtenha mais informações sobre o agendamento para utilização dos equipamentos.
Leia também:
Projeto rastreia calçadas para criar mapas de acessibilidade
Estacionar em acesso para pessoa com deficiência poderá render multa
Acessibilidade nas cidades é atropelada pelo Congresso
Cidades acessíveis e turismo inclusivo – O direito de ir e vir
Câmara e Senado autorizam gestores a fazer obras sem acessibilidade