Começou a ser implantada ontem (17) a Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio, em São Paulo. O projeto piloto da Prefeitura, por meio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), pretende organizar o espaço compartilhado entre os automóveis e as motocicletas e pacificar o trânsito da cidade.
A faixa, que está em processo de instalação, vai funcionar no sentido Aeroporto de Congonhas, entre a praça da Bandeira e o complexo viário João Jorge Saad, em um trecho de aproximadamente 5,5 km. Até o dia 24 de janeiro, deverá estar instalada, caso a chuva não atrapalhe a implementação.
Atualmente na 23 de Maio as motos já trafegam entre as faixas 1 e 2. O projeto agora cria uma demarcação na via para que, em tráfego lento, as motos possam transitar mais ordenadamente e com segurança no espaço compartilhado entre carros e motos, destaca a Prefeitura.
A nova sinalização prevê o balizamento, que é a adequação das faixas, para que todos os veículos caibam nesse espaço, sem diminuição das faixas de rolamento. Placas foram dispostas por toda a avenida orientando na mudança de faixa e alertando para o uso da seta no início e término da faixa.
A Prefeitura ressalta que o uso da faixa azul não é obrigatório. O motociclista será orientado a utilizar em caso de trânsito lento. Haverá sinalização vertical por toda a via alertando para os limites de velocidade, cuidado e orientação ao mudar de faixa e mensagens educativas lembrando do uso da seta, o respeito aos limites de velocidade e a atenção aos sinais de trânsito e compartilhamento do espaço na avenida.
Sinalização horizontal delimita a faixa azul na 23 de Maio. Foto: Divulgação/PMSP
Sinistros e mortes
A avenida 23 de Maio foi escolhida para o projeto piloto por tratar-se de uma via com alto número de trânsito de motocicletas: 2.400 motos por hora, chegando a 50 mil ao dia, com 78% dos sinistros no local envolvendo a moto, segundo dados da CET.
A cidade de São Paulo tem hoje um total de 1,3 milhão de motos em circulação, sendo que, desde o início da pandemia, houve um incremento nessa frota devido à procura maior pelo serviço de entregas.
Esse fenômeno, que trouxe às ruas mais usuários inexperientes, potencializou a probabilidade de sinistros, com consequente aumento diário no número de óbitos. Morre hoje mais de um motociclista por dia em São Paulo, segundo as estatísticas oficiais. Para se ter uma ideia, o número de óbitos entre motorista/passageiros é de 0,3 por dia.
Assista ao vídeo sobre a Faixa Azul no Youtube: https://youtu.be/gvb0ecBaVVg
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