Cidade de Toronto planeja eletrificar toda sua frota de ferryboats

Eletrificação total das balsas a diesel que hoje servem às ilhas próximas faz parte da estratégia para tornar 50% da frota geral da cidade canadense "zero emissões"

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Fonte: SmartCitiesWorld  |  Autor: Mobilize Brasil (tradução)  |  Postado em: 12 de janeiro de 2022

Imagem digital da embarcação elétrica proposta par

Imagem digital da embarcação elétrica proposta para Toronto

créditos: Reprodução

A cidade de Toronto está elaborando um plano para substituir a atual e envelhecida frota de balsas que atende às ilhas do Lago Ontário por embarcações totalmente elétricas. Essa mudança deve ser dar ao longo dos próximos 15 anos.

 

A eletrificação total das embarcações faz parte da estratégia municipal "TransformTO Net Zero", cujo compromisso é acelerar a ação climática que busca atingir zero emissões de gases de efeito estufa em toda a cidade até 2040. A iniciativa das balsas, especificamente, se alinha à meta de transição de 20% da frota da cidade para zero emissões até 2025 e 50% até 2030.

 

O relatório prevê inicialmente a substituição de quatro embarcações mais antigas no prazo de 15 anos. Como primeira estratégia, propõe que essa substituição seja feita adotando uma tecnologia híbrida diesel-elétrica.

 

Estima-se que a eletrificação total da frota de ferrys reduza 2.800 toneladas de emissões de gases de efeito estufa (GEE) por ano, o equivalente à remoção de 600 carros das vias todos os anos. Além disso, ao eliminar a fumaça dos motores a diesel, que além de poluir o ar provocam ruído, proporcionará uma experiência de viagem muito mais agradável para quem visita a Ilha de Toronto (Central Island).

 

Meta antecipada

Em novembro de 2021, o prefeito de Toronto, John Tory, anunciou uma estratégia para reduzir as emissões de GEE na cidade para zero poluentes até 2030, dez anos antes do inicialmente proposto.

 

“Eu apoio a eletrificação total de nossa futura frota de balsas. É a coisa mais correta a fazer em favor do meio ambiente, além de ser um investimento que acabará por economizar recursos para a cidade”, disse Tory. 

 

O relatório apresentado pela equipe de parques e florestas da cidade recomenda o aumento no financiamento para as obras adicionais de apoio e infraestrutura em terra necessárias ao avanço do projeto elétrico das balsas. A justificativa é que, após toda a frota ser substituída, a economia anual será de até US$ 1,1 milhão, segundo o relatório. O retorno projetado na eletrificação total seria dentro de 20 anos.

 

Reforça o projeto de transição para balsas elétricas o compromisso da cidade com o TransformTO. Nessa análise, foram comparados os custos para ambos os tipos de embarcações, as tendências da indústria em evolução e tecnologias disponíveis, as perspectivas de substituição de frota a serem realizadas em outras jurisdições, e as economias operacionais de longo prazo (economia de custos de combustível em particular).

 

Embora mais estimativas de custos sejam feitas à medida que o projeto avança, as estimativas atuais para os projetos concluídos variam entre US$ 23 milhões e US$ 25 milhões por embarcação. O custo das balsas totalmente elétricas é comparável às embarcações híbridas, mas a capacidade de passageiros é maior. 

 

“O retorno do investimento na eletrificação dessa frota, com base apenas na economia de custos de combustível, é estimado em US$ 1,1 milhão por ano quando toda a eletrificação estiver concluída”, declarou o conselheiro Paul Ainslie, presidente do Governo Geral e do Comitê de Licenciamento.

 

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