Na capital mineira, as primeiras infraestruturas cicloviárias sobre viadutos foram instaladas no ano passado, em dois pontos da cidade. Após isso, revela um estudo realizado para o Observatório da Bicicleta (UCB), houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a fazer essa travessia usando bicicleta, aponta a análise.
Foram dois os viadutos que receberam as intervenções para ciclistas. A primeira estrutura, inaugurada em 8 de maio do ano passado, foi a ciclovia no viaduto da Via-710, que liga a avenida dos Andradas ao Minas Shopping. A outra é uma ciclofaixa sobre o viaduto José Maria Torres Leal, que liga a Andradas ao Santa Tereza, concluída três dias depois.
A análise dos prováveis impactos positivos dessas obras no fluxo de ciclistas nos dois locais fez parte de um projeto do Observatório da Bicicleta (UCB), realizado pelo ciclista Cristiano Scarpelli a partir dos dados de viagens registradas no aplicativo Strava Metro.
Comparação
O gráfico a seguir ilustra esses dados por bimestre, em toda a cidade e nas duas vias entre jan/2019 e out/2021. Para facilitar a comparação entre os três locais, o gráfico tomou como índice-base 1, o primeiro bimestre de 2019.
Fonte: Strava Metro. Imagem: Cristiano Scarpelli
O gráfico destaca três marcos importantes que influenciaram no número de viagens em um ou mais locais:
- O início da pandemia, que fez com que o número de viagens quase dobrasse em toda a cidade e quadruplicasse nos dois viadutos;
- O dia 20 de janeiro de 2021, quando um trecho do viaduto da Via-710 foi fechado para os carros, permitindo aos ciclistas transitar com maior tranquilidade, ainda que a ciclovia não estivesse concluída. Daí em diante, o número de viagens neste viaduto aumentou em mais de 50% em relação ao primeiro ano da pandemia e atingiu 5,7 vezes mais viagens do que em relação ao início de 2019;
- Finalmente, no mês de maio foram concluídas as duas estruturas cicloviárias nos viadutos. No que dá acesso ao bairro Santa Tereza, após a inauguração, a média mensal quase dobrou de abril para maio, representando mais de 5,4 vezes o desempenho de 2019. Já no viaduto da Via-710 tem-se um novo aumento, em que o número de viagens alcança quase sete vezes mais que o seu desempenho tradicional pré-pandemia.
Importante notar que esse aumento ocorreu enquanto o número de viagens no resto da cidade decresceu ligeiramente.
Assim, comparando-se a média mensal de maio a novembro de 2020 com o mesmo período em 2021, em que as estruturas cicloviárias já estavam prontas, tem-se os seguintes resultados de crescimento:
Percebe-se assim que o desempenho mensal médio em ambos viadutos foi bem maior do que o ligeiro aumento de 8%, observado no resto da cidade. No viaduto da Via-710, o aumento foi de impressionantes 70% e no viaduto que dá acesso ao bairro Santa Tereza, o aumento ficou em 44%. Aumentos estes comparados com um período que já vinha de importante crescimento em relação a 2019, vale destacar.
Os números reforçam a tese, sempre repetida por especialistas, de que para mais gente pedalar, é preciso antes oferecer condições de segurança e uma malha cicloviária adequada.
Veja vídeo e saiba mais na página do Obsevatório da Bicicleta
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