Uma nova ciclovia em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, virou piada na internet. Em formato de “zigue-zague”, a nova ciclovia fica na Estrada Rainha.
A proposta da obra seria evitar acidentes no trecho de morro íngreme. Além disso, segundo a Secretaria de Obras do município, o projeto quer tornar a via um ponto de turismo na região.
Segundo Luiz Carlos Chaves Júnior, conselheiro da Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú, a ciclovia vai trazer mais segurança para quem pratica o esporte no local. Neste ano, duas pessoas que pedalavam na estrada morreram após serem atropeladas. Jeferson Fonseca Lopes, de 29 anos, foi uma das pessoas que perdeu a vida em acidente no local, em 15 de junho. “As curvas bem abertas e de uma angulação que você consegue manobrar a bicicleta faz a diminuição da velocidade ser obrigatória para o ciclista, trazendo assim mais segurança”, disse.
Porém a opinião não é unânime: “Muito legal a nova Ciclovia em Balneário Camboriú. Mas não tem nenhum sentido o desenho dela, obrigando ciclistas a pedalarem o dobro da distância. E pior: o desenho retilíneo foi deixado aos automóveis, que são os que mais precisam de controle de velocidade”, comentou Daniel Guth, pesquisador em políticas de mobilidade urbana, mestre em urbanismo pelo Prourb/UFRJ e diretor executivo da Aliança Bike.
O projeto tem como objetivo tornar a Estrada da Rainha um ponto de turismo de contemplação, com integração da via aos pontos turísticos da Região Norte, como a roda gigante e o molhe.
Leia também:
Selo Bicicleta Brasil é lançado para incentivar projetos cicloviários
Zona Azul poderá subsidiar ciclovias de Recife?
Manifestação em defesa de ciclovia reúne mil pessoas em Lisboa
Na Holanda, uma "ciclovia arco-íris"
Ciclovia da W4/W5 Norte (Brasília/DF) Pontos críticos
Uma ciclovia futurista, abastecida por painéis solares