Com um mês de funcionamento, o sistema de bicicletas compartilhadas de Brasília realizou 12 mil viagens com as chamadas “bicis rosinhas”, anunciou a operadora Tembici.
E, a partir desta quarta-feira (17), estão sendo inauguradas 11 novas estações com mais 70 bicicletas. No total, o sistema na cidade conta atualmente com 28 estações e 200 bikes para empréstimo.
As novas estações foram instaladas nos seguintes locais: Memorial JK; Centro de Convenções; Rodoviária do Plano Piloto; Funarte; CLS 202 L1 Sul; SQS 402 L2 Sul; SQN 402 L2 Norte; SQN 408 L2 Norte; SQN 411 L1 Norte; EQN 104/105 W1 Norte; e CLN 110 W1 Norte.
Critérios
A escolha dos locais para implantação das estações levou em conta quesitos como proximidade à infraestrutura cicloviária, possibilidades de maior demanda e integração com o transporte coletivo, além do respeito às questões urbanísticas da cidade, como áreas e construções tombadas, informa a empresa.
“Sabemos que os brasilienses já são naturalmente entusiastas do ciclismo, então a nossa expectativa é que a tendência de crescimento na utilização das nossas estações se mantenha nos próximos meses", avalia o diretor operacional da Tembici, Mauricio Villar.
Segundo Villar, já são milhares de usuários ativos no sistema: "Com as novas estações eles ganham mais possibilidades de deslocamento, principalmente quando falamos em intermodalidade, que é fator fundamental para a mobilidade urbana das cidades”.
A previsão em contrato é que sejam implementadas em Brasília um total de 70 estações, com 500 bicicletas.
Leia também:
Tembici anuncia chegada a Brasília
Ciclovia da W4/W5 Norte (Brasília/DF) Pontos críticos e melhorias
Em Brasília, ciclistas já podem pedalar na Ponte JK
Programa de bicicletas compartilhadas é reinaugurado no DF
Tembici, das bikes compartilhadas, recebe aporte de US$ 80 milhões