No último domingo (7), a fabricante chinesa BYD entregou à Prefeitura da cidade paulista de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, os primeiros 12 ônibus elétricos articulados, ou como estão sendo chamados, os VLPs* (Veículos Leves sobre Pneus).
A chegada da "caravana de ônibus elétricos", conforme anunciou a prefeitura em seu site, sinaliza que em breve a frota de elétricos será integrada ao transporte público da cidade, percorrendo a chamada Linha Verde da cidade.
VLP
Os ônibus articulados elétricos adquiridos em São José têm propulsão elétrica, não emitem gases poluentes, e segundo a fabricante são mais econômicos, com menor custo de manutenção e melhor desempenho.
São veículos dotados de um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.
Cada ônibus tem capacidade para transportar 168 passageiros, que viajarão em poltronas estofadas e podendo utilizar entradas USB.
Quanto à autonomia, os 12 VLPs de São José dos Campos podem rodar até 250 km com uma única carga e, após três horas de recarga, voltarem a operar novamente.
Em março, a população em São José conheceu o VLP, quando um exemplar do modelo esteve na cidade para visitação e em tour virtual.
*Quando entrevistado em 2020 pelo Mobilize, o secretário de mobilidade Paulo Guimarães Júnior explicou que o modelo de veículo que está sendo adotado em São José é o que se conhece na Europa por "tram-bus", que não usa o trilho-guia e é baseado em um chassi de ônibus elétrico articulado.
Leia também:
Você sabe o que é o VLP?
Entrevista: como será o VLP de São José dos Campos (SP)
S. José dos Campos (SP) apresenta seu primeiro VLP
Metromare: o BRT elétrico de Rimini, na Itália
Em Salvador, o VLT não é um Veículo Leve sobre Trilhos