Passa a circular nesta segunda-feira (25) o BRT Rosa, do corredor Transoeste, que traz espaço exclusivo para mulheres. O projeto-piloto da Prefeitura está sendo iniciado na linha 17, que faz o trajeto entre Campo Grande e Santa Cruz, nos ônibus que circulam pela Avenida Cesário de Melo.
Nesta primeira fase do projeto, serão 14 veículos que contarão com uma porta exclusiva para o embarque de mulheres e crianças de até 12 anos nos dias úteis, das 5h às 8h e das 16h às 19h. Tanto a entrada quanto os espaços internos na parte traseira dos ônibus terão adesivos com informações sobre a área exclusiva.
A interventora do BRT, Claudia Secin, e a vereadora Verônica Costa (DEM), autora do projeto, afirmaram esperar a colaboração da população. “Como o BRT ainda não dispõe de uma frota em quantidade suficiente para levar o BRT Rosa a todas as linhas, escolhemos o serviço 17. É uma demanda antiga das mulheres da Zona Oeste, é um projeto-piloto que vai ser expandido no ano que vem”, disse Secin.
Sinalização
O programa conta com a parceria das secretarias de Ordem Pública e de Políticas de Promoção da Mulher, da Guarda Municipal e da Subprefeitura da Zona Oeste. O BRT vai atuar na organização das filas de embarque e desembarque e também em campanhas informativas. A iniciativa privada doou os adesivos.
“Os ônibus estão sinalizados internamente, o espaço exclusivo para mulheres e crianças está bem delimitado e as estações também contam com sinalização mostrando a porta de embarque para mulheres e crianças”, ressaltou a interventora do BRT.
Trinta agentes da Guarda Municipal fiscalizarão o cumprimento da medida. Foto: Marcos de Paula/Prefeitura do Rio
Leia também:
Governo do Rio lança edital para novo modelo hidroviário em 2023
Obra do BRT Transbrasil é retomada, e deve terminar em 2023
BRT do Rio terá frota duplicada até setembro, promete prefeitura
O acesso de mulheres e crianças à cidade
Mulheres jovens e negras são a maioria nos ônibus de São Paulo