Faixa exclusiva aumenta em 10% a velocidade de ônibus em SP

Pintura de faixas com 950 metros sobre um viaduto melhorou a eficiência de quatro linhas de ônibus na zona oeste da capital paulista

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Fonte: Scipopulis  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 25 de outubro de 2021

Faixa exclusiva: sinalização aumenta eficiência do

Faixa exclusiva: sinalização aumenta eficiência do ônibus

créditos: Divulgação SPTrans


Uma simples faixa exclusiva em um viaduto reduziu em 10% o tempo de viagem de algumas linhas de ônibus de São Paulo. A melhoria foi detectada pela plataforma painel Trancity depois da pintura da faixa no Viaduto Antártica, no bairro da Barra Funda, onde circulam quatro linhas de ônibus que transportam diariamente mais de 40 mil passageiros  passageiros. As melhorias, após a implantação da faixa, em 27 de setembro, também foram notadas no tempo de deslocamento, tanto no sentido bairro como no sentido centro.


Com base nos registros anteriores (de 20/09 a 24/09) e após a intervenção (entre 27/09 e 01/10), as velocidades computadas nos dois sentidos da via indicam que o pico da manhã (das 6h às 9h) já apresentava bom desempenho. No entanto, o trecho no sentido bairro, durante o pico da tarde (das 14h às 20h), apresentou melhora na fluidez. A velocidade média anterior à operação durante este período era de 19,1 km/h e atualmente é próxima a 21 km/h.


"Essa análise mostra que a implementação de faixas exclusivas contribui efetivamente para o aumento da velocidade dos ônibus, e seus impactos serão maiores conforme a extensão dos trechos aumente e a conexão entre faixas e corredores se intensifique", afirma Roberto Speicys, cofundador da Scipopulis, empresa que mantém a plataforma Trancity. "Soluções como essas trazem diversas vantagens: maior rapidez no deslocamento da população, melhor fluidez do trânsito da cidade, redução dos custos para as empresas operadoras e redução da emissão de CO2", completou Speicys.


Plano de metas
O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Trânsito (SMT), executiva de Mobilidade Urbana (Setram), da São Paulo Transporte (SPTrans) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). As faixas exclusivas operam no sentido centro durante o pico da manhã, e no sentido bairro no da tarde. O Plano de Metas 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo prevê a implantação de 50 km de faixas de ônibus e outros 40 km de corredores exclusivos.


A ferramenta Trancity - que detectou os bons resultados das novas faixas - opera em sete cidades brasileiras e também em Santiago, no Chile. Ela auxilia gestores a aumentarem a eficiência do sistema de transportes.

 

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